Estímulo a autonomia na higiene pessoal

Educação Infantil tem mobilização sobre a importância de lavar as mãos


As rotinas desenvolvidas com as crianças na Ed. Infantil da Lourenço Castanho têm como objetivo o desenvolvimento físico, emocional e intelectual dos alunos. A autonomia das crianças frente às atividades que desempenham é um dos principais pilares que compõe o projeto pedagógico da Escola, e isso acontece também com a higiene pessoal e cuidados individuais de cada um.

Esses tópicos fazem parte da Orientação Educacional, e tem como finalidade “propiciar aos estudantes um autoconhecimento, cuidados primários com o próprio corpo, e a manutenção daquilo que faz bem para sua saúde”, como explica Márcia Sprenger, diretora pedagógica educacional da unidade.

Incorporada a esse contexto, no dia 5 de março, foi realizada uma mobilização sobre o ato de lavar as mãos corretamente, entre alunos e professores da Ed. Infantil. A higienização das mãos faz parte da rotina das crianças desde o Infantil 1.

Essa ação teve como finalidade promover conversas entre os alunos sobre a importância desse ato, que está presente em seus cotidianos. As professoras trabalharam essa prática através de brincadeiras, leitura de livros e elaboração de cartazes. Todas as atividades contaram com a participação efetiva das crianças, que expuseram suas hipóteses sobre o porquê lavam as mãos com frequência. Além disso, foi ensinado através de uma música, os movimentos corretos para alcançar uma limpeza adequada e satisfatória das mãos e punhos.

A diretora pedagógica comentou, ainda, que uma das preocupações é fazer com que essa prática diária se torne “um hábito que dialogue com o dia a dia da criança, dentro e fora da Escola, não somente em relação a ela, mas também, ao coletivo”.


[WRGF id=2385]