HISTÓRIA

Nossa Escola foi criada em 1964, em uma época de grande agitação política e cultural, com o nome de Escola Maternal Pequeno Príncipe.

Em 1969, passou a se chamar Escola Lourenço Castanho e foi, gradativamente, incorporando todas as etapas da educação básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Nosso processo de crescimento e de ampliação foi sempre marcado por um projeto pedagógico inovador, que extrapola o trabalho com os conteúdos produzidos pelas grandes áreas do conhecimento, investindo também no desenvolvimento da autonomia e da crítica, na análise da dimensão social construída pelos estudantes e na vinculação com o saber.

Ao longo desses anos, nossa Escola manteve o compromisso com seus princípios, consolidando a formação integral como a base de seu projeto pedagógico-educacional.

1963

Em uma época de muita efervescência cultural e política, um grupo de jovens resolve criar uma escola maternal com princípios pedagógicos modernos. Marílu, Marília, Sylvinha e Silvio Luiz buscam um imóvel e planejam o início da escola. Em 1967 juntam-se a eles Jeannette e Luiza.

1964

Primeiro logotipo da Escola: o ovo como
representação da renovação e da esperança de uma nova vida

No dia 17 de fevereiro começa a funcionar, na Rua Tabapuã, a Escola Pequeno Príncipe, com 16 alunos e duas professoras: Beth e Luizete.

1965

A Escola vai crescendo aos poucos, ampliando o número de turmas e alunos. A proposta pedagógica da Escola foi inspirada no movimento da Escola Nova e no Método Montessori.

“Nenhuma criança nasce social no sentido de poder se dar bem com os outros e saber cooperar com êles; é preciso aprender a se ajustar e essa habilidade é adquirida na medida das oportunidades de estar em contato com outras crianças e de trabalhar com elas. (...) Usando o jogo, orientando somente até o ponto de não tolher a liberdade da criança, promovendo esse crescimento no sentido social, ao mesmo tempo em que procuramos orientar o seu desenvolvimento físico, intelectual e emocional, preparando-a assim, desde os primeiros anos para um mundo onde os espíritos, de iniciativa, a capacidade de criação, são indispensáveis para a vida.” (Anuário 1964/1965)

1967

Tem início a publicação da Revista “Educação para o Desenvolvimento”, publicações temáticas que tinham como objetivo contribuir com o cenário cultural da época. As publicações continham artigos de pensadores como Paulo Freire, Jean Piaget e Vigotsky e textos que divulgavam as experiências desenvolvidas na Escola.

Nesse ano, a direção ganha novos integrantes. A psicóloga Jeanette de Vivo e Luiza Kfouri, que passa a secretariar a administração escolar.

1969

Numa nova casa, tem início o Primário (Ensino Fundamental I). Agora na Rua Lourenço Castanho, 273. A Escola passa a se chamar Escola Nova Lourenço Castanho

1972

Com o crescimento da Escola, a metodologia utilizada começa a se tornar conhecida. A equipe passa a publicar os Cadernos Pedagógicos – com conteúdo voltado à metodologia de ensino. Ao longo dos anos os cadernos alcançaram mais de 120 escolas de todas as regiões do país.

Começam os Festivais de Música. A preocupação com a arte será uma constante na Lourenço Castanho.

1973

A percepção de que a vivência fora da escola é importante leva a uma prática de expedições e saídas pedagógicas, que culminariam na criação dos Estudos de Campo, até hoje uma marca da Escola. Essa prática tem início com os acantonamentos para os alunos do 4º ano, em sítios no interior de São Paulo.

1975

Os cadernos pedagógicos passam a ser editados e utilizados em todas as disciplinas.

1980

Início do Ginásio. Havia uma demanda de alunos que, ao completar o 5º ano, eram obrigados a deixar a Escola. Isso não agradava ao grupo de diretores, pois a formação iniciada desde a Educação Infantil, não se completava. Surge o Ensino Fundamental II, instalado poucos anos depois na Rua Bueno Brandão

Nesse mesmo ano, o logotipo da Escola é alterado. Os alunos maiores já não se identificavam com o pintinho. A reformulação mantém o ovo.

1981

Começam as Olímpiadas no Ginásio (Ensino Fundamental II), consolidando o esporte como forma de socialização dos alunos.

1982

Os Estudos de Campo tornam-se regulares para todas as séries escolares. A cada ano a Escola realiza uma saída pedagógica para um local diferente. Ao longo dos anos, as saídas tornam-se um importante instrumento pedagógico na formação dos alunos.

1984

A Biblioteca sempre foi um espaço importante na Lourenço Castanho. Neste ano, aparece o primeiro regulamento. Nos anos seguintes, em cada nova unidade, uma biblioteca seria implantada.

1989

Divulgação de cursos de formação de professores em técnicas de sala de aula. A preocupação com a formação dos professores é uma constante na Lourenço Castanho. Numa circular, a Escola realizava a divulgação dos cursos para 1989, uma proposta “voltada para a prática do ensino, facilitando aos participantes o contato com as atividades e estratégias desenvolvidas na sala de aula”

1990

Nos anos 1990 acontece a terceira revitalização da marca da Escola.

Começa a utilização da “micro-informática”, com cursos para alunos e educadores. Os alunos aprendiam conteúdos adequados à sua faixa etária e ao mesmo tempo os professores aprendiam a utilizar o computador como recurso pedagógico. Ao longo dos anos, essa iniciativa foi sendo aprimorada para desenvolver as potencialidades da ferramenta.

1994

Nos 30 anos da Escola, tem início o Colegial (Ensino Médio), um passo importante para a proposta de formação integral dos alunos.

1995

Criação do EJA – Educação de Jovens e Adultos, um dos maiores projetos sociais da escola. Além das aulas, os alunos do EJA realizam projetos e Estudos de Campo, seguindo a proposta de formação integral da Lourenço Castanho. Participam, como voluntários, pais, alunos, ex-alunos e professores.

1996

A nova sede da Educação Infantil é instalada na Rua Jacques Félix, 365, com projeto adequado às necessidades das crianças do Maternal. Os outros anos da Educação Infantil estavam situados na mesma rua, em um prédio próximo. Em 2007, é inaugurada uma nova sede da Educação Infantil, na Rua Diogo Jácome.

Ocorre o 1º Encontro de Educadores, em Campos do Jordão. As reuniões regulares de planejamento

1997

É criado o Departamento Cultural, embrião dos projetos culturais que serão desenvolvidos nas próximas duas décadas. Nesse período, novos consultores colaboram com a discussão sobre o projeto pedagógico.

Tem início o programa de Ginástica Rítmica Desportiva – GRD, com o objetivo de despertar o gosto pela atividade física e desenvolver habilidades como ritmo, força, flexibilidade, coordenação e musicalidade.

1998

É fundado o APEN – Aprendendo e Ensinando, grupo formado por alunos, pais e professores que passam a realizar projetos sociais. A participação e o envolvimento dos pais com a Escola torna-se uma marca. Nos anos seguintes, surgem a OPS - Organização de Pais Solidários (2003) e a APLOC - Associação de Pais da Escola Lourenço Castanho (2010).

2001

Nos anos 2000, uma nova identidade visual é lançada.

No início da década de 2000, forma-se o CORD – grupo de coordenadores das unidades. Ao mesmo tempo, o NEC – Núcleo de Elaboração Curricular inicia o trabalho de revisão da estrutura curricular da Lourenço Castanho. No final de 2009, a Escola começa um novo processo de revitalização e reescrita da proposta curricular, lançada em 2013.

2003

A OPS – Organização de Pais Solidários é criada com o objetivo de reunir pais e alunos para ampliar as ações sociais realizadas pelas Escola. Além disso, a preocupação com a atuação social dos alunos leva a Lourenço Castanho a participar dos mais diversos programas. Em 2003, os estudantes iniciaram sua participação no Programa Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa. Na gestão, uma consultoria empresarial é contratada para assessorar no processo de profissionalização da direção da Escola.

2004

As comemorações dos 40 anos agitam a Escola.

2005

Neste ano tem início o processo de transição da gestão executiva nas unidades. As sócias deixam a direção e passam a constituir o Conselho Diretivo. Começa o processo de profissionalização da gestão

2008

A direção da Escola é definitivamente profissionalizada com a contratação de novos profissionais.

2009

No início da década de 2000, forma-se o CORD – grupo de coordenadores das unidades. Ao mesmo tempo, o NEC – Núcleo de Elaboração Curricular inicia o trabalho de revisão da estrutura curricular da Lourenço Castanho. No final de 2009, a Escola começa um novo processo de revitalização e reescrita da proposta curricular, lançada em 2013.

2012

A marca da Escola novamente se moderniza, mantendo o ovo como símbolo e incorporando ao tradicional azul uma nova cor - o amarelo.

O NIDP – Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Profissional Lourenço Castanho inicia suas atividades com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

2014

A comemoração dos 50 anos é marcada por um conjunto de eventos, entre eles, palestras, debates, atividades artísticas e a inauguração do Centro de Memória Lourenço Castanho.

2019

Dando continuidade a essa história de amor pela educação, construída com alunos, familiares e profissionais a Atmo, um dos maiores grupos de educação do Brasil, adquire a Escola Lourenço Castanho.

A ATMO, preocupada com a continuidade e evolução do projeto inovador da Lourenço Castanho, reafirma seus compromissos, construindo com as antigas sócias e os colaboradores, "O nosso jeito de educar".

2021

Inauguração da nova unidade Alto da Boa Vista. O prédio, que abrange da Educação Infantil ao Ensino Médio, possui 10 mil metros quadrados e foi projetado pelo arquiteto Vilanova Artigas.

2022

Nova Unidade JK, do 5º ano ao Ensino Médio. Unindo o que há de melhor em inovação e acolhimento, o novo prédio possui 11 mil metros quadrados, 8 andares e foi inspirado no Centro Georges Pompidou. Sua estrutura conta com com Maker Space e Hacker Space, Salas de Inglês e Espanhol, Marcenaria, Sala de Música, Auditório, Academia e três quadras cobertas.

NOSSO JEITO DE EDUCAR

Educar para o hoje, e preparar para o futuro, é uma tarefa desafiadora e contínua. É possível e necessário contemplar esses dois tempos.

A Lourenço Castanho acredita que, para realizar tudo isso, é preciso aprender e se desafiar a vida inteira, ter escuta e atenção máximas para cada estudante e para o mundo.

Jornada do aluno

Acompanhe o desenvolvimento de nossos alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio

Excelência no ensino do currículo nacional integrado ao currículo internacional do
IB Diploma Programme no Ensino Médio.

LC GLOBAL SCHOOL

A Lourenço Castanho possui uma série de iniciativas que fazem parte da nossa proposta “LC Global School”, para que os nossos alunos atinjam os mais altos níveis de proficiência em inglês, com foco no desenvolvimento de competências e habilidades. Somos uma escola conectada com o mundo.

Por meio de outros idiomas, propiciamos acesso a diferentes perspectivas, discursos e narrativas. Os alunos constroem conhecimento e transitam por diferentes contextos.

Para atingir tal objetivo, a Lourenço Castanho oferece:

INGLÊS E ESPANHOL CURRICULAR

Oferecemos Inglês da Educação Infantil ao Ensino Médio e Espanhol do 6o ao 9o ano.

Os nossos cursos fazem parte da nossa grade curricular baseada nos padrões instituídos pelo MEC, a partir de práticas sociais e uma vivência autêntica do idioma por meio de textos (orais, escritos, visuais e multimidiáticos).

ENGLISH PROGRAMME

Com a diversidade de temáticas abordadas e espaço apropriado para experimentação, o estudante encontra a oportunidade de viver criativamente o aprendizado, buscando formas para expressar-se e construir-se como sujeito falante de Língua Inglesa.

Slide
ReproduzirPlay
Slide
ReproduzirPlay
previous arrow
next arrow
Slide
Slide
previous arrow
next arrow

Dois eixos organizam as atividades no English Programme: Language Arts e Nature & Society.

saiba +

Alunos do 6º ao 1º ano do Ensino Médio contam com uma aproximação da cultura alemã por meio de:

• Aulas de língua até duas vezes por semana no período da tarde;
• Convivência com as oportunidades culturais oferecidas pelo Instituto, com exposições, apresentações musicais, palestras sobre diversos temas culturais e de atualidades;
• Uso da biblioteca virtual e física do Instituto Goethe;
- Aplicação para o Studienkolleg, curso que antecede à graduação das faculdades alemãs.

Selo IB

O selo IB - International Baccalaureate -
refere-se a um programa que oferece uma qualificação internacionalmente aceita, inclusive para ingresso no ensino superior, reconhecida pelas melhores universidades em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Em 2020, após um minucioso processo de avaliação, a LC - Vila Nova Conceição se tornou uma IB Global School e já em 2021 ingressou no Diploma Programme, voltado para o Ensino Médio. Em 2023, foi a vez da LC - Alto da Boa Vista repetir as conquistas.

saiba +

LC CULTURA & ARTES

Entendemos que o ensino da Arte e sua aprendizagem na Lourenço Castanho, da Educação Infantil ao Ensino Médio, está focada na aquisição e no domínio de um sistema sensível que visa aprimorar capacidades de expressão e comunicação por parte dos alunos.

Sob a perspectiva de ser linguagem, usada em sua especificidade ou articulada com outras, a Arte é, portanto, mais uma linguagem em diálogo com as demais, contribuindo para uma contínua experiência que conecta o conhecimento (prático ou teórico) à percepção estética (sentidos) e ao exercício da crítica (reflexão).

Slide
ReproduzirPlay

LC ESPORTE

LC Esporte é o nosso pilar que engloba aulas de Educação Física, Treinamento Esportivo e Cursos Extracurriculares. Acreditamos no esporte como ferramenta de educação, autoconhecimento e integração e estamos em constante pesquisa para trazer sempre as melhores experiências aos nossos alunos. Conheça nossos parceiros:

(Fundamental anos iniciais, finais e Ensino Médio)

(Anos Iniciais e Finais)

(Educação Infantil e Anos Iniciais)

(Anos Iniciais)

LC Vestibular

Nossos alunos estão e estarão preparados, seja qual for o formato de avaliação.

Para os alunos da 3ª série do Ensino Médio os exames vestibulares representam um importante desafio, já que as provas apresentam características e exigências bastante diferentes entre si. Com o objetivo de apoiar e fortalecer nossos alunos para que possam viver este período com resiliência, promovemos um curso extra de aprofundamento e revisão.

As aulas são realizadas a partir de março no período vespertino. Todos os professores têm ampla experiência com ensino pré-vestibular e elaboram suas aulas especialmente para a Lourenço Castanho, ou seja, considerando o currículo da Escola, os livros trabalhados nas aulas de Literatura, os exames que os alunos pretendem prestar e o que é cobrado neles. As aulas seguem um formato típico de cursos pré-vestibulares.

APROVAÇÃO NO VESTIBULAR

EDUCAÇÃO ALIMENTAR

Uma responsabilidade que
COMPARTILHAMOS
com os pais.

A Alimentação Escolar é parte integrante do processo pedagógico e para o desenvolvimento integral da criança. A nutrição na escola tem a finalidade de proporcionar aos alunos uma alimentação saudável tendo como base a elaboração de cardápios equilibrados com a oferta de alimentos nutritivos e saborosos, considerando as necessidades específicas da faixa etária atendida.

Contamos com a parceria da Sanutrin, empresa especializada em alimentação escolar e comprometida com a saudabilidade, sustentabilidade e a Educação Alimentar dos alunos.

Conheça nossa

LC Store

Acesse

ASSOCIAÇÃO DE PAIS

A Associação de Pais Lourenço Castanho, converge em um objetivo comum: Fazer do mundo um lugar melhor, educando cidadãos melhores para o mundo.
Promovemos a integração e parceria entre pais, escola e comunidade, estimulando o senso de pertencimento através da escuta ativa, troca e colaboração para o aprimoramento do processo educacional e desenvolvimento da cidadania.
Nos apoiamos em três princípios básicos, mas não tão fáceis de serem aplicados:
 
1- A pedagogia é soberana
2- Não legislar em causa própria
3- Os alunos em primeiro plano
 
A associação reforça o seu vínculo da parceria da escola, auxiliando na comunicação, promovendo a integração da comunidade escolar e na inclusão social e diversidade do ambiente escolar.

NOSSO ESPAÇO

Conheça um pouco mais do nosso espaço

EDUCAÇÃO INFANTIL | RUA DIOGO JÁCOME, 224
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS | RUA LOURENÇO CASTANHO, 273
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS AO ENSINO MÉDIO | AVENIDA ANTÔNIO JOAQUIM DE MOURA ANDRADE, 731

NOVOS ALUNOS - AGENDAR VISITA

Para marcar um horário é
BEM SIMPLES!

1 Preencha o formulário a seguir;

2 Entraremos em contato para tirar as dúvidas.

Para mais informações sobre as Unidades Vila Nova Conceição, clique aqui

AGENDE UMA VISITA

Educação Infantil e Fundamental (Anos Finais)  - (11) 974... ver(11) 97436-8912

Fundamental (Anos Iniciais) e Ensino Médio   - (11) 930... ver(11) 93060-1255

UNIDADE DIOGO JÁCOME

Educação Infantil
Endereço: Rua Diogo Jácome, 224
Tel: Tel: (11) 95302-4384 | 3049-5330

UNIDADE LOURENÇO CASTANHO

Ensino Fundamental Anos Iniciais
Endereço: Rua Lourenço Castanho, 273
Tel: (11) 96497-7406 | 3059-5781

UNIDADE JK

Fundamental Anos Finais ao Ensino Médio
Endereço: Av. Antônio Joaquim de Moura Andrade, 731
Tel: (11) 3090-1290

SECRETARIA GERAL

(11) 97469-8943

FINANCEIRO

Contas a pagar | (11) 97231-4940

Contas a receber | (11) 94113-5608

Para mais informações sobre a Unidade Alto da Boa Vista, clique aqui

AGENDE UMA VISITA

Educação Infantil e Ensino Médio - (11) 9940... ver(11) 99403-5518

Fundamental 1 e Fundamental 2 - (11) 943... ver(11) 94343-5291

 

SECRETARIA GERAL

(11) 97469-8943

FINANCEIRO

Contas a pagar | (11) 97231-4940

Contas a receber | (11) 94113-5608

UNIDADE ALTO DA BOA VISTA

Educação Infantil ao Ensino Médio
Endereço: Rua Comendador Elias Zarzur, 301
Tel: (11 93500-7177 | 4118-4365

Trabalhe conosco

Para participar dos processos seletivos e fazer parte de nossa equipe, clique no botão abaixo.

*Favor não preencher o formulário de novos alunos.

Enviar CV
2° via de boleto

LC ATENTA

Um canal aberto para você enviar sugestões, dúvidas, elogios e reclamações.

acessar