A importância de trabalhar questões sociais no ambiente escolar, para formar estudantes integrados à realidade do país

O olhar e as ações sociais são fundamentais para o desenvolvimento de diversas habilidades para este século, como por exemplo, as chamadas competências socioemocionais. O termo “olhar comunitário” e outros derivados, como empatia e olhar social, constam inclusive como parte das competências abarcadas nas novas bases comuns curriculares aprovadas pelo MEC (Ministério da Educação), as chamadas BNCCs (Base Nacional Comum Curricular).

LC Social
Empatia e criatividade conectam estudantes às questões sociais e ambientais do Brasil.

Na Lourenço, ações sociais são fundamentais para que os estudantes compreendam a cidade e o país, e desenvolvam competências essenciais para viver no momento atual e no futuro.

Cada estudante é único e aprende o que vivencia, não apenas o que escuta. Por isso, todos os ciclos possuem na prática o fazer social e a relação comunitária como parte da aprendizagem. Por meio de projetos, os estudantes destrincham questões comunitárias e aprendem a construir vínculos entre práticas e objetivos sustentáveis e sociais do milênio.

EDUCAÇÃO INFANTIL

Enquanto a criança constrói a sua própria identidade, concebe também a percepção do outro. Na Educação Infantil, ações sociais são estímulos importantes para o aprendizado da empatia e do respeito mútuo.

ENSINO FUNDAMENTAL

A alfabetização abre portas para o aluno ampliar os conhecimentos sociais que colheu na Educação Infantil. A criança não só enxerga o outro, como também passa a perceber e solucionar questões relacionadas às comunidades que compõem a cidade, assim como a desigualdade e a realidade do país.

ENSINO MÉDIO

No Ensino Médio, os estudantes estabelecem uma relação
mais sistemática e
analítica com o conhecimento.
Meio Ambiente, Social e Governança são pautas percebidas com maior profundidade e maturidade.
Os jovens se sentem integrados
e agentes da transformação da realidade do país e do mundo.