Alunas Representam Projeto em conferência Internacional – Fablearn

A Fablearn é a maior conferência de fomento à educação inovadora no século XXI, trata-se de um espaço de muita aprendizagem, no qual reúnem-se pesquisadores, influenciadores, líderes mundiais da educação e estudantes, para compartilharem ​pesquisas, práticas e tendências sobre a educação “mão na massa”.

Neste ano, a conferência foi organizada em Nova Iorque, pela Columbia University. Nossas alunas do 8º ano, Beatriz Dreyfuss Hurtado, Isabel Whately Bicudo e Lis Tinoco Mendes, abriram o painel de estudantes na videoconferência internacional com o projeto “Maker education and solving the oil spills in the ocean”,

que nasceu da angústia das meninas ao acompanhar, no final de 2019, o maior desastre de óleo nas praias brasileiras, em que mais de três mil quilômetros do litoral foram atingidos. Naquele momento, as alunas compartilharam a ideia com a professora do Laboratório de Criação, Tatiana Mendes, que orientou a organização do projeto.

O tema gerou curiosidade nas alunas, que começaram a pesquisar sobre o assunto e descobriram a escassez de tecnologia para a coleta do óleo derramado. Durante as aulas no Laboratório de Criação, se sentiram desafiadas a pensar em algo que fosse facilmente adaptado para um barco, além disso, queriam que o óleo tóxico coletado na água do mar fosse reutilizado. Depois de algumas pesquisas, descobriram um estudo do Instituto Federal da Bahia (IFBA), que indicava a reutilização do óleo em fornos industriais.

            As meninas tomaram esse estudo como ponto de partida e desejavam, ainda, que o saco coletor do óleo tivesse menor impacto no meio ambiente. Assim, descobriram a primeira fibra biodegradável do mundo, com o tecido Amni soul eco, que quando descartado em aterro, se decompõe em 3 anos, minimizando o impacto no meio ambiente. A amostra desse tecido foi utilizada no protótipo construído por elas, cujo objetivo é ampliar a tecnologia para coletar o óleo derramado, já que as tecnologias com essa finalidade são insuficientes. 

Parabenizamos nossas alunas e o corpo docente por incentivar, no espaço maker, a inovação e a criatividade.