Alunos gravam vídeo de divulgação do projeto LC Chules

Ação pretende financiar o estudo de campo da escola Chules Princesa em São Paulo.


Os alunos dos oitavos anos reuniram-se na sexta-feira, dia 4 de setembro, para a produção de um vídeo de divulgação para o site Benfeitoria, de financiamento coletivo, maneira encontrada pelos estudantes para arrecadar verba para custear o estudo de campo da Escola Quilombola Estadual Maria Antonia Chules Princesa, de Eldorado – Vale do Ribeira, para a cidade de São Paulo.

O vídeo foi gravado no parque do Ibirapuera, local escolhido pelos próprios alunos, com a orientação da professora de Língua Portuguesa Larissa Teodoro Andrade.

No mês de agosto, os alunos da Lourenço fizeram um estudo de campo na escola Quilombola. Conheceram os alunos, o quilombo e sua cultura. O objetivo desse projeto é promover a mesma vivência para os estudantes do Vale do Ribeira, proporcionando a eles que conheçam uma cidade diferente daquela com que estão habituados.

O roteiro, a gravação, a edição do vídeo e os textos ficaram sob a responsabilidade dos alunos. Estavam todos envolvidos no projeto e dispostos a trabalhar na divulgação do vídeo.

A professora Larissa conta que isso proporciona duas interações com os alunos. A primeira, é mais um momento de convivência com os colegas da outra escola. A segunda, a participação deles na divulgação e produção da campanha, na arrecadação de prêmios de recompensa e nos textos que estão sendo produzidos.

A partir do tema da série, “ Fronteiras”, os alunos são instigados a responder, ao longo dessas vivências, a pergunta: como conhecer o outro transforma o modo de me relacionar com o mundo? A aluna Manuela Bertero Coccaro, 8° A, conta que foi uma das viagens mais importantes que ela já fez com a Lourenço e participar da elaboração do vídeo é muito importante para ela. A vinda dos alunos para São Paulo está prevista para dia 28 de novembro.


[WRGF id=968]