fbpx

Ensino Médio participa de evento internacional sobre Física de partículas

Alunos da Lourenço são recebidos na 11ª edição do MasterClass na UNESP.


Na sexta-feira, 2 de março, os alunos da 2ª série do Ensino Médio participaram da 11ª edição do MasterClass, evento internacional sobre Física de partículas, na Universidade Estadual Paulista (UNESP), na Barra Funda.

Antes de participarem do evento, os alunos tiveram duas aulas de Física com o professor Jorge Ferreira, com o propósito de apresentar aos alunos parte dos conteúdos sobre os quais versariam as palestras do MasterClass, tendo em vista a complexidade dos conteúdos, diferentes daqueles com os quais estão acostumados na Escola. “Nós demos essas aulas antes de eles irem ao MasterClass na tentativa de facilitar o entendimento dos alunos sobre o que eles iriam ouvir no evento”, explica Jorge.

Ao chegarem à UNESP, às oito horas da manhã, os estudantes se dirigiram ao auditório, localizado no quarto andar do prédio, e se reuniram com alunos de outras escolas de São Paulo e do interior para assistirem à palestra sobre Física de partículas.

A seguir, as escolas foram divididas e saíram para três espaços diferentes, com objetivo de realizar a análise de dados dos diferentes tipos de partículas. Esses dados são avaliados e armazenados nos computadores mais sofisticados da atualidade.

O aluno Gabriel Tenari, da 2ª série C, contou que conheceu o MasterClass neste ano e que se interessou em ir ao evento porque se identifica mais com a área de exatas e quer explorar tudo dessa área para decidir o que fará na universidade. “Estou gostando bastante de Física e, agora, ela está nas minhas opções”, afirma Gabriel.

Ao meio dia, no auditório, aconteceu uma conferência dos alunos de São Paulo com outros estudantes de diversos países, como Turquia, Áustria, França, entre outros. Os estudantes conversaram e tiraram dúvidas com os físicos que trabalham no Large Hadron Collider (LHC), acelerador de partículas, na fronteira entre a França e a Suíça. Um quiz, contendo sete perguntas, também foi realizado via videoconferência com os alunos.

Finalizando as atividades, os alunos se dirigiram ao térreo para conhecer experimentos de Ciências e visitar as salas de computadores.

“Eu gostei de saber como os pesquisadores trabalham e de poder ter praticado um pouco do trabalho desses físicos”, afirma a aluna Maria Eduarda Mendes, da 2ª série B, sobre a visita ao MaterClass.

Para Valéria Dias, que faz parte da comissão organizadora do evento, o MasterClass é importante porque desperta o interesse dos jovens em saber mais sobre a Ciência e sua diversidade.