IB DIPLOMA PROGRAMME & ADMISSION COUNSELLING

Processo de certificação para o IB está em andamento e Admission Counselling começa em 2020.


A Lourenço Castanho deu início ao processo de certificação para oferecer o IB Diploma Programme, também conhecido como International Baccalaureate, um diploma para alunos do Ensino Médio reconhecido globalmente. O programa será oferecido aos alunos a partir de 2021. 

O IB promove uma educação intercultural pautada na filosofia de integração entre povos e culturas, de abertura de mente para o diferente e de uma atenção global.

The International Baccalaureate® aims to develop inquiring, knowledgeable and caring young people who help to create a better and more peaceful world through intercultural understanding and respect.

To this end the organization works with schools, governments and international organizations to develop challenging programmes of international education and rigorous assessment.

These programmes encourage students across the world to become active, compassionate and lifelong learners who understand that other people, with their differences, can also be right.

IB Mission

Para obter a licença do IB Diploma, a Escola passa por uma avaliação que pode durar até três anos. Uma das exigências é que a instituição tenha um conjunto de valores, qualidades e atributos alinhados com a missão do IB.

Nosso Diretor Geral, Alexandre Abbatepaulo, e nossa Diretora de Currículo, Fabia Antunes, viajaram para Atlanta, nos Estados Unidos, para garantir o certificado IB administrator, que assegura o início do processo de certificação da Escola. “Temos investido na educação linguística por meio do Programa VIA – English Experience e agora com o IB, ambos alinhados com o conceito da interculturalidade”, complementa Fabia.

Maria Cecília Pastorelli é a profissional contratada para ser a responsável pela implementação do IB Diploma. Em entrevista à escola, Cecília conta sobre esse processo. “Meu trabalho é coordenar e mediar todas as etapas de relacionamento entre a escola e o IB: candidatura, consultoria, consolidação e funcionamento”. 

Cecília afirma que a Lourenço já possui princípios educacionais necessários para preparar o aluno para o IB Diploma. Segundo ela, de modo geral, não é um processo fácil, mas é clara a harmonia entre as exigências de uma IB World School e a proposta pedagógica da nossa instituição.  Por isso, acredita que esse processo de implementação acontecerá de forma natural: “ O projeto VIA – English Experience incorpora muito da filosofia do IB, assim como as vivências internacionais e os projetos sociais promovidos pela escola”.

Um dos benefícios do IB é o reconhecimento do diploma para ingresso em universidades no exterior e no Brasil, entre elas FGV, INSPER, ESPM, IBMEC, FIA.

Além disso, Maria Cecília será responsável, já a partir de 2020, pelo Admission Couselling, um serviço de aconselhamento aos alunos com interesse de cursar universidade no exterior.

No dia 18 de novembro, a Profa. Maria Cecília explicará com mais detalhe, para pais e alunos, tudo sobre o IB Diploma e o Admission Couselling, em uma palestra que se realizará no auditório do Ensino Médio.