Conhecendo a Mesquita da Misericórdia

Turmas dos 7°s anos visitam Mesquita localizada em Santo Amaro.


Na segunda-feira, 18 de março, os alunos dos 7°s anos visitaram a Mesquita da Misericórdia em Santo Amaro. A visita foi dirigida pelo Sheikh Mohamad Al Bukai, que explicou os princípios da religião islâmica, algumas práticas e respondeu dúvidas dos estudantes.

Essa saída pedagógica faz parte do Projeto Integrador de Série “Patrimônios e Heranças”. No curso de história, os alunos têm contato com várias civilizações, inclusive a dos povos árabes. Para essa visita, o orientador apresentou a religião, a cultura e alguns estereótipos, em sala de aula. Após essa etapa, os alunos formularam as suas próprias perguntas.

O professor de História, Victor Vigneron, contou que ficou bem animado com as indagações que os alunos elaboraram. “Fiquei muito feliz com as perguntas que fizeram, eles não se intimidaram em tocar em questões polêmicas e até em se expor, mostrando quais eram os seus preconceitos, sem faltar com o respeito em nenhum momento”. 

A última etapa desse trabalho será o desenvolvimento de um caderno de passatempos, com cruzadinhas e caça-palavras. O objetivo dessa atividade é fazer com que os estudantes sistematizem o conteúdo com o auxílio de palavras-chave. Além disso, a capa será produzida em uma oficina de carimbos e em aulas que serão retomadas, abordando as grafias árabe e a chinesa.

O aluno Tomás Moherdaui Bernardoni, do 7°A, disse que tinha muitas dúvidas e conseguiu acabar com elas na roda de conversa com o Sheikh. “Eu tinha dúvida se ele nasceu em uma família mulçumana ou não e o motivo da conversão ao Islamismo. Ele falou que nasceu em uma família mulçumana, mas depois de um tempo teve que buscar o seu próprio caminho”.

A aluna Ana Beatriz Lazaro Gonçalves, do 7°C, estava encantada com a estrutura da Mesquita. “Eu adorei a Mesquita, achei lá dentro muito bonito e bem decorado!”.


[WRGF id=511]