Lourenço Castanho é destaque em premiação acadêmica


A metodologia pedagógica da Escola Lourenço Castanho preza pela formação integral de seus alunos, contemplando o desenvolvimento da autonomia, visão social e aprendizagem das áreas acadêmicas. Esta metodologia inovadora, inclusive, acaba de ser reconhecida em mais uma premiação de destaque. A pesquisa desenvolvida por um grupo de alunas, do ensino médio, conquistou o 1º lugar na categoria de Ciências Sociais e Aplicadas, na 18ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE 2020. Este é o maior evento brasileiro focado na aproximação dos jovens à ciência.

Além desse importante reconhecimento, o projeto desenvolvido pelas alunas Júlia Pereira Lima, Maria Luísa de Oliveira Collino Antiga e Natália Moraes Ferreira, com orientação do Prof. Dr. Ednilson Aparecido Quarenta, recebeu, ainda, os prêmios “Most Challenging, original, thorough and Creative Investigation of a Problem Involving Mathematics“, da Mu Alpha Theta, que é a sociedade de honra de matemática dos Estados Unidos para estudantes do ensino médio e de dos dois primeiros anos de faculdade; e a publicação do artigo na Revista InCiência, que é publicada pelo Colégio Dante Alighieri.

O projeto científico desenvolvido pelas alunas consistiu na elaboração de Indicadores de Prevalência Social, a partir do estudo baseado no perfil das mulheres em tratamento mastológico, na cidade de São Paulo, visando à compreensão das vulnerabilidades existentes dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

O estudo detectou uma discordância de idade para o início do rastreamento do câncer de mama. Para entender essa divergência, as alunas foram a campo e realizaram diversas entrevistas com pacientes, tanto da Organização Rosa Mulher, quanto do Ambulatório de Mastologia e Ginecologia, do Hospital São Paulo -, instituição que recebe pacientes de diferentes perfis e regiões da cidade de São Paulo e é referência para o tratamento mastológico em todo o país.  

Por meio dessas entrevistas, as estudantes da Lourenço Castanho construíram indicadores de prevalência social para a averiguação da vulnerabilidade de cada mulher em tratamento de câncer de mama no Sistema Único de Saúde, destacando as diferentes classes, zonas da cidade e rendas. A combinação e análise desses fatores levaram à conclusão de que é possível identificar quais são as mulheres que possuem maior vulnerabilidade no tratamento de câncer de mama, o que auxiliaria na elaboração de políticas públicas de rastreamento e de tratamento mastológico.

Da esquerda para a direita: Stella Hadassa, Maria Luísa de Oliveira, Ednilson Quarenta, Júlia Pereira e Natália Ferreira

Assim como temos orgulho das conquistas de prêmios como estes da FEBRACE, a Lourenço Castanho também reconhece projetos de grande relevância como o da aluna Stella Hadassa Alves Vieira, do 3° ano, que havia conquistado uma credencial para apresentar seu projeto “Índice de violência escolar da cidade de São Paulo” na 32º edição da feira FAST, sigla para (Federação da Associação Científicas e Técnicas), instituição sem fins lucrativos que procura criar e difundir a cultura científica e técnica, evento articulado através da União Europeia para jovens cientistas de todo o mundo. A FAST ocorreria no mês de março, em Milão na Itália, porém foi adiada em decorrência da pandemia COVID-19.

O concurso, “Jovens e as ciências” promovido pela instituição têm como principal objetivo aprimorar habilidades e o potencial científico e tecnológico dos jovens, deste modo oferecem oportunidades de discussão com cientistas e pesquisadores italianos e internacionais.

A aluna ganhou em 1° lugar na MOSTRATEC 2019, na categoria ciências sociais, o professor e orientador do trabalho Ednilson Quarenta comentou que o prêmio do evento no ano passado foi uma porta de entrada para a conquista da apresentação do trabalho de sua aluna na feira em Milão.

O Projeto de Pesquisa tem como objetivo analisar o fenômeno da violência presentes nas escolas públicas da cidade de São Paulo de modo que possamos apresentar, com base nos dados do ROE (Registro de Ocorrências Escolares) da Secretaria Estadual de Educação, as dimensões sociais presentes neste problema por meio de um novo indicador social: o Índice de Violência Escolar (IVE)

Parabenizamos nossa aluna e toda a equipe docente, que coloca sempre como objetivo dos projetos, o desenvolvimento e a ampla formação intelectual e social dos alunos.