Visita ao ateliê de gravura e pintura

Artistas apresentam técnicas de gravura para alunos do 2° ano


As turmas do 2° ano visitaram o ateliê de gravura e pintura de Kika Levy e Cris Rocha. Com os materiais necessários, os alunos fizeram seus próprios desenhos em placas de cobre para realizar a gravura. 

Inicialmente, Kika e Cris apresentaram o seu local de trabalho para os alunos explicando o que era gravura, técnica utilizada para designar diferentes maneiras de impressão e demonstrando suas diferentes formas de produzir a arte.

Os alunos receberam uma placa de cobre, chamada de matriz, e ferramentas de ponta seca para fazer os desenhos. Logo após a imagem ser desenhada na matriz, foi entintada para passar pela impressão na máquina apropriada.

Ao tirarem seus desenhos da máquina, as crianças colocavam no mural, assim todos podiam ver, e no final conversaram sobre os desenhos uns dos outros e explicaram o seu significado.

A professora de artes visuais, Cristina Bei, explica que, este ano, em seu componente curricular, os alunos estudaram projetos gráficos, mostrando diversas formas de produzir um desenho. Todos fizeram algumas técnicas de impressão desses desenhos, como carimbo, monotipia e, por último, estão produzindo uma gravura de isopor, maneira alternativa e adaptada para a faixa etária. A visita ao ateliê promove justamente o conhecimento da técnica de gravura com os materiais necessários e utilizando a máquina adequada.

As crianças tiveram contato com todo o contexto histórico do nascimento da gravura, desde os primórdios, com os homens da caverna, quando faziam desenhos nas paredes. Cris Rocha explica que atualmente a prática é utilizada apenas como exposição artística e, além da gravura, pinta alguns quadros e sua arte está pautada em sugerir objetos na pintura e permitir que as pessoas tenham suas próprias percepções.  Por outro lado, a artista Kika Levy, apaixonada pela natureza, reproduz em suas peças elementos naturais, como plantas, flores e outras.

O projeto das artistas propõe exposições de gravuras aliadas a atividades didáticas e oficinas. 


[WRGF id=998]