NUPS recebe pilotos de DownHill

A vivência abordou o tema sustentabilidade


A convite do Núcleo de Projetos Sociais (NUPS), os ciclistas Caetano Marc e Daniela Cristina Cezaretto visitaram, no último dia 14, a Unidade do Fundamental I. A visita teve como propósito apresentar para os alunos a modalidade de ciclismo de praticam: o Downhill.

O intuito dessa conversa era debater a mobilidade urbana no quesito sustentabilidade. Caetano e Daniela apresentaram a bicicleta, que é utilizada no esporte que praticam, como meio de transporte alternativo.

Stefano Bigotti, Coordenador do NUPS, contou que a vivência surgiu da ideia de abordar a questão da sustentabilidade de uma forma atrativa. “Trabalhamos com o tema da bicicleta justamente por ela ser atrativa para as crianças. Pensamos na mobilidade urbana, na emissão de gases e no prazer que a atividade física pode trazer”.

A conversa iniciou-se com uma parte expositiva, em que os pais do aluno Nicolas Cezaretto apresentaram diversos tipos de bicicleta, o uso mais adequado para cada uma e os benefícios de seu uso no cotidiano.

No segundo momento, seguimos para a parte mais esperada pelos alunos: andar de bike. As crianças trouxeram suas bicicletas e puderam andar ao redor da praça localizada ao lado da Escola. Puderam também entender as relações entre os ciclistas e outros veículos e as medidas de proteção que devem tomar quando estiverem pedalando na rua.

“O principal intuito dessa atividade de hoje é que eles percebam que é viável e possível que a bicicleta seja o meio de transporte principal deles e que possam levar essa nova possibilidade às famílias. Na maioria das vezes, existe a vontade, mas existe também o receio desse uso”, disse Daniela.

A aluna Valentina Montenegro, do 3° ano A, teve uma experiência muito significativa com a vinda dos pilotos para a Escola. “Antes, eu ainda usava rodinhas de apoio para andar de bicicleta. Mas, quando eu fiquei sabendo que eles viriam, eu treinei muito com meu pai e hoje consegui andar sem elas”, contou.

Laura Basile, aluna do 3° ano B, disse que gostou muito da vivência fora da sala de aula. “A melhor parte é poder andar ao ar livre. Eu ando de bicicleta com a minha família às vezes, mas depois de hoje vou pedir para os meus pais para andarmos mais”.


[WRGF id=983]