1° ano faz projeto com impressora 3D

O grupo desenhou e confeccionou talismãs


Como atividade integrante do programa de Artes Visuais, os grupos do 1° ano desenvolveram, com a professora Marisol Clari, talismãs. O projeto englobou a ida até a Unidade do Ensino Fundamental II, para que os alunos entendessem o funcionamento da impressora.

A sequência didática foi baseada no conto asiático “Yamauba, a bruxa da montanha”, da escritora Lucia Hiratsuka. A história apresenta um menino aprendiz de monge que recebe três amuletos mágicos para protegê-lo da bruxa que está na montanha.

A partir desse disparador, a professora Marisol começou rodas de conversas com os alunos para que trocassem um pouco sobre o que eles já sabiam sobre talismãs da sorte. A atividade dialoga com o tema que está sendo tratado em sala pelas professoras: o medo.

Os objetos foram feitos primeiro em biscuit. Os alunos, então, teriam que decidir quais eram os poderes que o amuleto proporcionaria a eles. Em seguida, com a professora de Tecnologia Educacional, Ana Paula Soares, os alunos conheceram Tinkecard. O programa permite que os alunos desenhem e esse arquivo seja impresso na impressora 3D. 

A segunda parte do trabalho era a visita ao Ensino Fundamental II. Na unidade, os alunos foram recebidos pela professora de Tecnologia Educacional, Tatiana Mendes, e pela Educadora Thainá Duglosz.  Elas apresentaram o laboratório de criação para as crianças e explicaram o funcionamento da impressora 3D.

A aluna Manuela Capote disse que gostou de ver os talismãs sendo confeccionados pela impressora: “Estou muito ansiosa para poder levar meu talismã para casa!”.

João Pedro Tiraboschi contou que conseguiu visualizar como a impressora funciona “Eu enxerguei que tem um bico que derrete um fio de plástico e vai fazendo camadas até imprimir tudo”.

Sobre o laboratório de criação, Pietro Milfont se encantou com os projetos das séries que estavam expostos no espaço. “Eu achei esse laboratório muito criativo e achei que os projetos que eles fazem aqui são muito diferentes. Eu gostei de tudo”.

Quando todos os talismãs ficarem prontos, os alunos desenvolverão uma ficha, contendo o primeiro desenho, o talismã de biscuit e o talismã feito com a impressora 3D.


[WRGF id=979]