Estudo de campo do 5° ano

O grupo visitou a Vila de Paranapiacaba


No dia 3 de outubro, os alunos do 5° ano fizeram um estudo de campo para Paranapiacaba. A cidade histórica está localizada em Santo André, no grande São Paulo.  

A saída integra o Projeto Integrador de Série: “Por que o café alavancou a cidade de São Paulo?”.

A cidade possui uma linha ferroviária que foi construída em 1850 e funcionou como um dos principais meios de transporte do café. Os alunos puderam ver de perto as máquinas responsáveis por esse funcionamento.

Outra questão histórica eram as relações desenvolvidas com a construção da ferrovia. Povos portugueses, ingleses e os brasileiros tiveram influência nos estilos de construções e culturas cultivadas na região.

Os alunos visitaram algumas das principais instalações do local, como a igreja e o Museu ferroviário e puderam ver alguns exemplos de casas que abrigavam os comerciantes da época e a casa do engenheiro chefe. Nessa última, os alunos puderam entrevistar o senhor Floriano Camargos, engenheiro chefe de Paranapiacaba no ano de 1947, quando tinha 28 anos. 

Hoje, aos 99, ele contou aos alunos como era o funcionamento da Vila e sobre o tempo em que morou no “Castelinho” com sua família.

Durante todo o processo, os estudantes levantaram hipóteses sobre os usos das máquinas que viram, a utilização das construções e como era vida na época em que a ferrovia foi construída. Fizeram anotações em seus cadernos de campo e, ao final, desenharam um croqui para sistematizar o esquema das construções que viram durante a saída. A última etapa do Projeto acontecerá na cidade de Santos, localizada no litoral de São Paulo. Lá, será abordado o escoamento do café produzido no país.


[WRGF id=964]