Alunos da Educação Infantil estudam música clássica

Compositores e obras famosas são objeto de estudo do Infantil 4 e 5


Neste segundo semestre, os alunos do Infantil 4 e 5 tiveram contato com o universo da música clássica, estudando alguns compositores e suas obras famosas.

As crianças do Infantil 4 conheceram a história “Pedro e o Lobo”, de Prokofiev, além da música “Baba Iaga”, pertencente ao conjunto de peças intituladas “Quadros de uma exposição”, ambas russas. O processo de fruição foi vivenciado de forma significativa, contemplando diversos momentos: ouvir as narrativas ligadas a cada obra, assistir a vídeos de performances de grandes músicos e produzir desenhos com suas próprias impressões. Os alunos ficaram particularmente seduzidos pela história da “Casa da Baba Iaga” e ajudaram a confeccionar a casa da bruxa. Utilizaram folhas e gravetos recolhidos na Praça de Milão, bem como penas e tinta para decorar. A última fase desse processo foi a gravação dos sons assustadores da casa, utilizando objetos e instrumentos, entre outros tipos de fontes sonoras.

Os alunos do Infantil 5 conheceram a obra “Carnaval dos animais”, do compositor francês Camille Saint-Saens. Eles reconheceram os temas de cada personagem e, posteriormente, vivenciaram a obra com o corpo, movimentando-se e dançando seguindo os elementos pitorescos de cada música. Por fim, cada um produziu uma máscara com o seu animal predileto, utilizando-a num “grande baile final”.

No fechamento do projeto, recebemos a visita de uma das sócias fundadoras da Lourenço, Sylvia Gouvêa. Ela contou que o contato das crianças com a música clássica foi, desde os primórdios da Escola, uma marca do nosso projeto pedagógico, especialmente no ciclo da Educação Infantil.


[WRGF id=960]