Infantil 5 visita o Ensino Fundamental II

O projeto “Além dos muros da Escola” faz parte do componente de Língua Inglesa


Na última quinta-feira, 19, os grupos do Infantil 5 visitaram a Unidade do Ensino Fundamental II.

Durante o segundo semestre do ano de 2019, um dos assuntos tratados nas aulas de inglês são as semelhanças e diferenças entre escolas. O disparador do projeto foi o livro “Same, same but diferent” do autor e ilustrador Jenny Sue Kostecki-Shaw.

A professora do componente de inglês, Janaína Camargo Lia, explica que o projeto tem como objetivo desenvolver a percepção que as crianças têm do mundo. “O intuito é que as crianças percebam e questionem o mundo que as cerca e como elas se relacionam com ele”.

Possibilitando esse novo olhar, no primeiro semestre, as crianças revisitaram todos os espaços que compõem a unidade da Educação Infantil, só que desta vez observando mais atentamente seus usos e possibilidades.

Ampliando um pouco mais o objeto de estudo, houve uma caminhada pelos arredores da Escola. Durante o percurso, puderam analisar os tipos de construção e quais existiam em maior número. Para essa observação, foram trabalhados, em classe, os tipos de moradia, formas geométricas que podem compor uma construção e a disposição delas no espaço urbano.

O destino da caminhada foi a Unidade do Fundamental II, localizada na Rua Bueno Brandão. A tarefa das crianças era estabelecer paralelos entre o espaço do Fundamental II e a Educação Infantil para que pudessem apontar as semelhanças e diferenças entre ambos.

Janaína conclui que a ida a outra unidade foi uma vivência muito especial, por ter envolvido alunos das duas unidades e de idades tão diferentes. “Essa experiência foi muito rica para todos os lados, as crianças das duas unidades puderam trocar experiências e os alunos da educação infantil puderam enxergar um pouco além dos muros da escola”.

A fim de concluir o projeto, as crianças construirão, com os pais, uma maquete do local onde moram. As maquetes ficarão disponíveis para todos os alunos na Escola e comporão uma maquete maior, que representará o bairro.


[WRGF id=957]