Turmas da 2ª série lançam foguetes feitos com materiais recicláveis

Atividade faz parte do componente curricular física


Na terça-feira, 13 de agosto, as turmas da 2ª série foram até o espaço Carpe Diem – Animação Sociocultural, localizado em Jundiaí, para realizar o lançamento de foguetes feitos com garrafas pet. A atividade foi liderada pelo professor de física, Jorge do Valle, e pelo monitor Fernando Negreiros.

Os alunos estão estudando lançamento oblíquo e horizontal em sala de aula, local onde experimentam alguns arremessos, porém, como o espaço tem uma dimensão finita, o alcance é reduzido. Surgiu então a ideia de visitar o sítio e ter uma experiência mais significativa.

Antes da construção, os estudantes deixaram equações pré-prontas, a trajetória já estabelecida e o ângulo definido em 45°. Para a concepção do foguete, o educador passou um vídeo que explicava o processo, utilizando materiais recicláveis, e cada equipe montou o seu.

Os lançamentos aconteceram no campo de futebol e cada grupo tinha o mesmo ângulo, mudando apenas a velocidade de partida. Quando acabaram, os jovens aproveitaram os espaços de lazer e almoçaram no local. Por último, o professor Jorge levou-os até o parque de energia, ambiente que contém vários exemplos de fontes de produção de energia.

Jorge contou que esses estudos de campo curtos são importantes, porque, além de verificarem na prática os estudos teóricos vistos em classe, os alunos se divertem e percebem como o conhecimento é prazerosos. “Essas saídas pedagógicas têm como característica transformar em concreto aquilo que eles veem na teoria, de uma forma lúdica”.

A estudante Paula Priore, da 2ª C, compartilhou que gostou muito da experiência, pois pôde aprender se divertindo. “Aqui foi tão gostoso, pois estavam todos se ajudando e torcendo pelo foguete do outro.”


[WRGF id=953]