Alunos do 2° ano apresentam sarau de poesias

A atividade integra o componente curricular de Língua Portuguesa


Durante o mês de junho, os alunos do 2° ano apresentaram um sarau, na unidade do Ensino Fundamental II, que contou com a presença dos pais.

O gênero poesia foi estudado pela série durante o segundo trimestre de 2019 no componente de Língua Portuguesa. Inicialmente, os alunos pesquisaram junto com a família poemas que seriam trazidos para a Escola e expostos em um varau de poesia, que ficou nos corredores da unidade por algumas semanas.

Também foram disponibilizados, na biblioteca de sala, livros com poemas, para que os alunos pudessem ler e escolher um deles para recitar. Para prepará-los para a apresentação, recitaram os poemas escolhidos para os alunos do 1° ano.

A professora Carla Martinez Solano explica que a vivência com a outra sala e os estudos desenvolvidos fizeram com que os alunos desenvolvessem uma sensibilidade para diferenciar a leitura de uma narrativa com estrutura comum e um poema. “Eles começaram a perceber que somente ler o poema era diferente de interpretar, então observaram o que era necessário para que a apresentação ficasse ainda melhor”.

Os alunos participaram ainda da decoração do espaço. Dentro da área de ciências humanas, elaboraram linhas do tempo com fotos e legendas de vários momentos de suas vidas para que estudassem suas próprias histórias. O varal de poesia, feito por eles na primeira etapa do trabalho, também compôs a decoração.

Os familiares puderam acompanhar as apresentações das crianças. Luciana Espindola, mãe da aluna Isabella Magalhães do 2° ano C, se emocionou muito durante a apresentação. “Eu fiquei emocionada em ver a evolução dela e, também, o quanto a Isabella tem a ver com a Lourenço Castanho e o projeto cultural que é proposto aqui”.

Joana Emília Dias, mãe de Fabio da Silva Nagliati, do 2° ano F, comentou que o que mais a surpreendeu foi o engajamento das crianças com a atividade: “Eu acho que mais do que a apresentação em si, o processo da escolha da poesia, a parceria entre eles, foi lindo de acompanhar”.

O coordenador pedagógico, Paulo Chagas, comenta que a presença de uma plateia na apresentação de um trabalho como esse desenvolve importantes habilidades nos alunos. “Nós entendemos que essa capacidade de exposição de ideias para o outro é uma demanda do mundo atual e, com os trabalhos que desenvolvemos na Escola como um todo, nós conseguimos que as crianças se apresentem em público de forma mais segura”. (Clique aqui e assista ao vídeo com depoimentos de ex-alunos sobre o tema).


[WRGF id=946]