Viagem à Lua

Alunos dos infantil 2 têm vivência com a temática lunar


A partir das brincadeiras com as crianças, a Professora do infantil 2B, Bruna Tena, percebeu que elas tinham grande interesse na temática lunar. “Como eles sempre traziam isso para a sala, eu achei uma ótima ideia fazer algumas brincadeiras e atividades relacionadas”, relata Bruna.

A partir disso, ela desenvolveu com eles rodas de conversa para que expusessem aquilo que sabiam sobre o assunto. Em seguida, as crianças levaram para casa o desafio de fazer uma pesquisa, juntamente com os pais, sobre o ambiente na Lua, para obter o máximo de informações que conseguissem.

Em sala de aula, houve uma socialização com os resultados das pesquisas de todos e, através de imagens mostradas em classe, as professoras promoveram uma sensibilização sobre o tema, em que mostraram como o astronauta chegava até a Lua, como era sua superfície e fotos do universo.

O ponto alto do projeto foi a simulação de uma “viagem à Lua”, atividade realizada para que os alunos entendessem o que havia realmente no ambiente lunar. As professoras construíram uma espécie de foguete, que foi o responsável por levá-los ao destino.

Após a viagem, eles aterrissaram na Lua, onde encontraram a sala totalmente ambientada. Foram colocados lençóis em todo o entorno e projetores ficaram responsáveis por projetar imagens de galáxias, planetas e muitos elementos do espaço.

Para simular a superfície lunar, foram utilizadas almofadas e areia, para que os alunos sentissem a irregularidade do chão e pudessem deixar pegadas, como nas imagens estudadas em sala.

“O interesse deles fez com que nós trabalhássemos mais o tema. Eles saíram da simulação muito empolgados, dizendo que foram à Lua de verdade, que queriam voltar e até visitar os planetas do sistema solar. E agora abordaremos o assunto de outras formas” complementa a professora.

Após a atividade, Bruna conta que haverá uma experiência com pais, em que os alunos observarão o céu à noite durante alguns dias, detalhando o que eles podem ver e quais mudanças ocorrem de uma noite para outra.


[WRGF id=925]