NUPS realiza intervenção social no Centro de São Paulo

Alunos do Núcleo de Projetos Sociais distribuem flores para a população.


Para completar o ciclo de ações do Núcleo de Projetos Sociais no primeiro semestre de 2019, os integrantes do NUPS do Ensino Fundamental 2 distribuíram flores no centro de São Paulo, dentro do conceito “Gentileza gera Gentileza”.

A intervenção é inspirada no Profeta Gentileza (José Datrino), um senhor que morava na capital fluminense e era conhecido por proferir palavras de amor e gratidão a desconhecidos, sem nenhum motivo aparente.

Juan Carlos, professor de Espanhol e Coordenador do NUPS do Ensino Fundamental 2, explica que a ação é uma marca registrada do NUPS, e já acontece há pelo menos 4 anos. Ele completa que a vivência traz um outro olhar para os alunos dos indivíduos que compõem a sociedade paulistana.

“O objetivo é, em primeiro lugar, que, através dessa ação, eles enxerguem de outra forma a diversidade da cidade de São Paulo, interagindo pessoalmente com todos através da flor e que eles percebam como atitudes tão simples podem mudar o dia de outra pessoa”.

Os alunos percorreram a praça do Anhangabaú, as proximidades do Theatro Municipal, e a Praça das Artes. Ficaram muito eufóricos com a atividade e com a receptividade de boa parte das pessoas, que se surpreendiam com a ação.

A aluna Carolina Yumi, do 6° ano A, disse que o que mais chamou sua atenção foi o fato de que as pessoas demoram para aceitar que é um ato sem nenhum tipo de ambição: “Eu percebi que muitas pessoas perguntaram o preço e quando nós falávamos que era apenas uma forma gratuita de mudar o dia delas, elas ficavam muito surpresas”.

A aluna Anita Bertero, do 8° ano C, completa que o que mais a impactou no ato foi a reação do público: “Eu fiquei muito impressionada e muito feliz em ver a surpresa das pessoas quando entregávamos as flores. Elas não entendiam o porquê e isso mostra o quanto é difícil encontrar alguém que só queira melhorar seu dia sem nenhuma pretensão”.

No próximo encontro, que será o fechamento do semestre, os alunos expressarão como se sentiram durante esse primeiro semestre.


[WRGF id=923]