Infantil 3 recebe a visita de Milton Meireles

Milton veio até a Escola para conversar com os alunos sobre animais


Os alunos do Infantil 3 realizaram pesquisas sobre as características dos animais que existem na fazenda, suas semelhanças, diferenças e hábitos.

Durante o estudo, surgiu uma questão entre eles: Os pássaros podem ser classificados em qual grupo de animais? Os da fazenda, marinhos ou selvagens?

Para sanar essa dúvida, as crianças utilizaram o livro Aves e Mamíferos da Fazenda Santa Cruz, de Milton Meireles. O livro é composto por uma documentação de espécies que existem na fazenda, com muitas fotos e informações biológicas de cada um dos animais, em sua maior parte, aves. 

A professora do Infantil 3, Camila Marani, comenta que o livro foi fundamental para responder dúvidas e criar novas curiosidades nas crianças. “O livro do Milton foi o instrumento utilizado para nortear esta pesquisa. As imagens despertaram ainda mais interesse e encantamento pelo tema, através delas as crianças puderam perceber a variedade de aves e também observar algumas de suas caraterísticas”.

Para solucionar questões como: “como os pássaros se escondem da chuva?”, “onde os passarinhos moram?”, “será que eles voam rápido?”, “eles têm medo de foto?”, “o que eles comem?”, o autor do livro trabalhado em sala, Milton Meireles, foi convidado para uma roda de conversa com as crianças.

O engenheiro, apaixonado por aves, é dono da Fazenda Santa Cruz, e em meio à diversidade de espécies existentes, ele desenvolveu um trabalho com dois biólogos para catalogar os animais, o que deu origem ao livro.

Durante a conversa, as crianças fizeram perguntas sobre o cotidiano dos animais e mostraram para Milton de qual dos bichos mais gostaram.

Camila explica que a vivência com Milton dá outro significado para o que as crianças aprenderam durante as aulas: “A visita do Milton se torna pertinente, pois as crianças têm a oportunidade de questionar, investigar, expressar as opiniões diretamente ao autor do livro, o que torna o aprendizado mais significativo”.

Após a atividade, os animais preferidos das crianças serão instrumentos para a elaboração de um desenho em que eles imaginarão onde esse animal vive e desenharão esse habitat junto com a colagem da foto do pássaro.


[WRGF id=921]