Alunos do Infantil 5 visitam exposição “Tarsila Popular”

As obras de Tarsila do Amaral estão expostas no MASP


Durante o mês de junho, os alunos do infantil 5 visitaram a exposição de Tarsila do Amaral, no MASP, intitulada: “Tarsila Popular”. A visita integra as atividades propostas pelo componente curricular Artes visuais.

Para a preparação, o Professora de Artes, Leila Monteiro, levou para a sala algumas fotos das obras de Tarsila e conversou com os alunos sobre o porquê de o gênero retrato ter surgido na arte. “Esses quadros são de épocas em que não havia o advento da tecnologia para o registro de momentos, então, isso tinha que ser feito por intermédio da arte, com pinturas, desenhos e esculturas”.

Durante o trajeto pela exposição, os alunos foram convidados a pensar nas diferenças entre as fases de produção da artista, as temáticas abordadas, as expressões nos rostos que compunham as telas e sobre o contexto histórico.

Diante da obra mais famosa, o Abaporu, a professora forneceu materiais para que os alunos produzissem ali mesmo um esboço de releitura do quadro, que será finalizado em sala de aula.

Após verem as obras de Tarsila, os alunos seguiram para o acervo do MASP, que reúne pinturas de diversos artistas como Di Cavalcanti, Renoir e Portinari.

As professoras propuseram aos alunos uma caça às obras de arte, em que eram dadas pistas sobre o conteúdo e as crianças tinham que apontar qual era o quadro descrito.

No segundo semestre de 2019, os alunos trabalharão com o tema “retrato”, observando como os artistas de diferentes épocas representavam as pessoas.

A partir da saída pedagógica, as crianças terão referências artísticas além das fotos mostradas em sala já que os retratos estão muito presentes na carreira de Tarsila e também na seleção feita durante esse mês no acervo do museu.


[WRGF id=919]