Infantil 5 participa de oficina com artista plástica

Educação Infantil explora o mundo das brincadeiras


Como uma das etapas do projeto integrador do Infantil 5, que explora o mundo das brincadeiras, os alunos visitaram, no dia 16 de maio, quinta-feira, a exposição permanente da artista plástica Sandra Guinle, “Memórias de uma infância em cenas infantis”, estabelecida na biblioteca da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Desde o começo do ano, as professoras estão abordando esse tema e pedindo para que as crianças tragam brincadeiras tradicionais de suas famílias para realizar com o grupo. Além disso, as educadoras apresentaram outros artistas, como o carioca Ivan Cruz e o europeu Pieter Bruegel.  

“Esses artistas falam sobre brincar, e as meninas conectam com a meninice atual, não desqualificando a infância deles, pensando que a época antiga era melhor ou pior. É algo que está presente na vida do ser humano desde sempre”, explica a coordenadora de série, Gabriela Kogachi.

Durante a visita, a exposição foi guiada pela artista. Ela conversou com as crianças e mostrou suas peças. Após essa parte, os alunos participaram de uma oficina. Com total liberdade e auxílio, eles modelaram argila e criaram personagens, objetos e o que a imaginação permitiu.

“Eu amei a atividade. Mexi com argila e o que eu criei foi um animalzinho bem fofinho e que não existe”, compartilhou a aluna Anandi Guastelli, do Infantil 5B.

A coordenadora fala sobre o resultado da visita. “A mediação da Sandra é importantíssima. É obvio que tocar nas obras os encanta, mas não foi só isso. Conseguimos atingir a faixa etária”.


[WRGF id=910]