Alunos do 6° ano visitam o Museu de Geociências

O espaço é localizado no Instituto de Geociências da USP


Integrando os estudos do componente curricular de Geografia, os alunos do 6º ano visitaram o Museu de Geociências, no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.

As temáticas que são abordadas no componente de Geografia no 6° ano têm o objetivo de promover um conhecimento sobre o funcionamento do planeta Terra e sobre como o homem interfere nesse ambiente. Os estudos de Geologia foram iniciados no final de abril, sendo apresentado aos alunos a estrutura do planeta.

“Antes de virem para o Museu, nós estudamos como era o interior da Terra, o que eram e como eram formadas as placas tectônicas. Também estudamos minerais e rochas, tivemos contato com imagens e fragmentos desses materiais e aprendemos a identificá-los na natureza”, disse Lígia Paganini, professora de Geografia.

Os alunos foram recepcionados por um dos geocientistas da USP, Ideval Souza, que os levou para um dos auditórios do espaço e conversou um pouco sobre o que iriam encontrar no Museu.

Como o Museu traz muitos exemplos de rochas e minerais, foi notável o enriquecimento do repertório dos alunos sobre o assunto. Durante o trajeto, eles tomaram nota de alguns exemplos que estavam expostos no acervo do Instituto. Eles fizeram uma atividade, preparada para a saída, que pedia a descrição das rochas e minerais que viram.

Os alunos puderam observar também meteoritos, fósseis de plantas, animais e esqueletos de dinossauros – reais e réplicas.

A professora ressalta ainda que a vivência que tiveram na Universidade faz com que eles assumam uma outra postura no trabalho: “Eles têm uma pequena amostra do que seria uma aula na Universidade, com espaços e profissionais universitários, porque o nosso objetivo é que eles tenham uma postura de pesquisador, tendo que descrever o que encontram”.

Após a atividade, será elaborado um álbum digital, abrangendo todo o conteúdo que os alunos produziram na visita.


[WRGF id=907]