Lourenço Castanho e NBA Basketball School

Professores participam de treinamento esportivo promovido pela NBA


Em 2020 a Lourenço Castanho passa a integrar o grupo de escolas credenciadas da NBA Basketball School.

O programa Jr. NBA, tem como objetivo levar as crianças e os adolescentes de 6 a 17, meninas e meninos, os fundamentos do basquete, além de valores como trabalho em equipe, respeito e esportividade.

Esse trabalho é feito através da capacitação de profissionais da área de educação física, que atuam em escolas e clubes sociais, para aplicação de métodos de ensino do basquete dentro das diretrizes do programa. Nossos professores de Educação física, Douglas Everton Moraes e Ernesto Domingues, participaram, nos dia 24, 25 e 26 de janeiro,  da formação promovida pela NBA.

O programa preza por um desenvolvimento progressivo de habilidades essenciais. Nesse contexto, existem quatro níveis em que os participantes podem estar enquadrados: Novato, Iniciante, All Star e MVP. Essas categorias não estão diretamente relacionadas a idade, e sim, com as habilidades que o aluno possui quando ingressa nas aulas.

A graduação de nível ocorre no chamado “Basketball Camp”, evento voltado para avaliações de todos os participantes do programa e garantia da aplicação efetiva dos métodos defendidos pela instituição.

Em seu segundo ano de existência, a metodologia está presente em mais de 100 instituições. Na Lourenço, o programa fará parte do rol de opções das ‘Atividades Culturais e Esportivas’, disponíveis para alunos do Ensino Fundamental I, e dos ‘Treinamentos Esportivos’, disponíveis para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

O professor Douglas contou que está muito animado com o novo modelo e vê a possibilidade de mudanças muito benéficas para os alunos, pois os valores promovidos pela instituição vão além da conduta dentro da quadra. “O programa preza pelos hábitos dos alunos, voltados a saúde, por exemplo. Essa preocupação tem como finalidade o desenvolvimento do aluno como um todo”.

Ele ainda ressalta que implantação dos parâmetros da NBA nas aulas “fortalecerão a prática dos alunos dentro do programa que trabalha, da melhor forma possível, todos os níveis de aptidões, com ênfase no processo educativo, que é o nosso principal objetivo”.