Projeto Power Point On-line é apresentado no BETT Educar 2019

Lourenço Castanho participa da programação a convite da Microsoft


Mais uma vez, a convite da Microsoft, a Lourenço Castanho se apresentou no BETT Educar, maior evento de tecnologia e educação da América Latina.

A palestra ministrada pela Professora de Tecnologia Educacional, Tatiana Mendes, mostrou ao público como foi o processo de aproximação dos alunos e dos próprios professores com a Tecnologia Educacional.

Foram citados experimentos utilizados na Escola para uma proposta pedagógica como, por exemplo, o projeto “Home in tune”, desenvolvido pela 3ª série, em um paralelo entre o componente curricular de Física e a Tecnologia Educacional. O objetivo foi o entendimento dos alunos sobre o circuito elétrico, e isso se deu através da construção de um protótipo de casa com inteligência artificial.

O projeto é um dos exemplos de aplicação da tecnologia juntamente com outros componentes curriculares, fazendo com que ela se torne uma ferramenta para os alunos e faça sentido como um todo.

O primeiro tópico mencionado por Tatiana foi que a base da implementação se deu por uma comunicação eficaz, e como os alunos e professores receberiam essa nova proposta. Um outro pilar do projeto é o uso da tecnologia como meio de produção e não como fim.

Tatiana falou sobre o uso da ferramenta do Power Point e suas diversas aplicações dentro do ambiente escolar.

A professora salientou que um dos principais motivos para a escolha do Power Point On-line é a promoção de uma divisão de tarefas, já que a edição do documento hospedado na ferramenta pode ser feita simultaneamente em diversos computadores.

“No cotidiano dos alunos, essa versão impactou significativamente, pois possibilitou a coautoria em tempo real e certa ‘ubiquidade’ – os alunos podem acessar seus arquivos em quaisquer dispositivos, em qualquer hora e em qualquer lugar, ou seja, rompem as barreiras físicas da sala de aula e a limitação para o trabalho digital colaborativo”.

Tatiana vê na experiência de apresentação uma forma de compartilhar com outros profissionais os ótimos resultados que os alunos estão tendo com essa implementação.

“Somos uma das primeiras escolas a ser Showcase School da Microsoft, e isso revela o nosso compromisso com as escolhas tecnológicas para desenvolver competências e habilidades em nossos alunos. Acreditamos que boas ferramentas podem favorecer práticas inovadoras, possibilitando maiores resultados dos alunos, e essas experiências não podem ser estanques, precisam ser compartilhadas”, complementa.


[WRGF id=582]