Alunos do Infantil 4 visitam viveiro orgânico

Saída para o “Sabor de Fazenda” faz parte do Projeto Integrador de Série


O Projeto Integrador de Série do Infantil 4 é denominado “Um pé de quê?”. O início do projeto se deu a partir da escolha, por parte das crianças, de uma fruta preferida. Dentro dessa escolha, os alunos aprofundaram o conhecimento sobre a fruta, em relação à textura, à presença ou não de sementes, onde ela nasce, presença de casca, entre outras especificações.

Para dar continuidade ao estudo de características das plantas, foram feitas pequenas plantações dentro da Escola, através de sementes. As crianças acompanham o crescimento, o nascimento dos frutos e também a rotina de cuidados.

A saída para o viveiro orgânico “Sabor de Fazenda”, como explica a professora Ana Carolina Comar Gayotto, permite que os alunos tenham contato com diversos tipos de plantas e, agora, inserindo os temperos e ervas presentes no espaço.

A preparação para a atividade foi feita em uma conversa, em que a professora questionou os alunos sobre o que eles achavam que poderia haver no viveiro.

No espaço, os alunos foram recebidos pelas monitoras Gabriela e Débora, que os acompanharam e explicaram diversas questões do mundo das plantas. Eles tiveram contato com animais como a minhoca, piolho de cobra e tatu bola.

“Uma coisa que eles puderam ver de perto durante a saída foi como os animais presentes na terra têm importância para o processo de crescimento da plantação”, diz Ana Carolina.

Além do paralelo com as atividades desenvolvidas em classe, a saída tem o objetivo de estimular ainda mais a curiosidade das crianças, promovendo o contato direto com os objetos de estudo a partir do toque e da percepção de odores, assim como a observação próxima dos animais.

“O estudo de campo promove a consolidação do conhecimento teórico por meio da experimentação e coloca o aluno como protagonista nessa vivência, pois ele mesmo, a partir de suas curiosidades e dúvidas, vai em busca das respostas através de perguntas e experiências”, completa a professora.


[WRGF id=559]