Jovens do Projeto Quixote visitam a Lourenço Castanho

Mais uma etapa da parceria da Lourenço com o Quixote.


Os integrantes do Projeto Quixote visitaram as dependências da Unidade do Ensino Fundamental 2 da Lourenço Castanho. As crianças foram recebidas pelos alunos que mostraram as salas que compõem o espaço e foram responsáveis por guiar as atividades.

Os visitantes foram divididos em dois grupos para que pudessem realizar atividades tanto no Laboratório de Ciências quanto no Laboratório de Criação. O desafio proposto foi a elaboração de um circuito elétrico, constituído por adesivos de cobre, lâmpada LED e bateria – em grupo, eles deveriam explicar por que a lâmpada acendia.

No laboratório de Ciências, houve um experimento com fios de cobre e nitrato de prata. Os grupos analisaram no microscópio o que acontecia quando a substância entrava em contato com os fios. Outra reação envolvia permanganato de potássio com glicerina, gerando fogo.

Os grupos se revezaram pelos espaços, e, no final, os integrantes do projeto apresentaram uma coreografia montada por eles.

Sofia Mendes, uma das visitantes, comentou que a atividade que mais chamou sua atenção foi a construção do circuito: “Eu achei muito legal quando a fitinha de cobre encosta na bateria, e o LED acende”. Carlos Eduardo gostou mais das experiências que ocorreram no laboratório de Ciências: “O que mais me chamou atenção foram os experimentos, foi muito divertido. Eu queria conhecer mais a Escola e quero muito voltar aqui”.

Fred Gonçalves, um dos educadores do projeto, salientou que esse tipo de interação quebra qualquer barreira que possa haver: “São duas realidades muito diferentes, e, por isso, eu acho que eles se conhecerem pode enriquecer a vivência de todos, porque é uma troca. Promover esse encontro é o mais importante para vermos que as pessoas podem conviver, não se importando com a situação social”.


[WRGF id=549]