Projeto “Bichos do Recreio”

Infantil 2F visita o Planeta Inseto.


Os alunos do Infantil 2F visitaram, no dia 8 de novembro, a “Exposição Planeta Inseto”, em atividade relacionada ao Projeto “Bichos do Recreio”.

Em sala de aula, a turma realizou pesquisas sobre alguns animais para saberem o tipo de alimentação, seu habitat e outras curiosidades. Durante o intervalo, as crianças investigavam os animais que apareciam. “Eles viram formigas, lagartas, maria-fedida e minhoca. Para fechar o projeto, achamos que seria interessante a visita ao Planeta Inseto para eles vivenciarem mais de perto esse estudo”, explica a professora titular do Infantil 2F, Carolini Siqueira. 

Antes de visitarem a exposição, a monitora Stephanie Rizzo realizou uma brincadeira com as crianças. Ela ia dizendo as características dos insetos e ia montando as partes do corpo deles como em um quebra-cabeça. Depois, ela mostrava algumas imagens e perguntava para as crianças se aquilo era ou não considerado inseto.

No “Planeta Inseto”, o primeiro espaço que as crianças visitaram foi o do besouro cujo nome científico é Tenébrio comum, do Tenébrio gigante que é a larva (um dos estágios do besouro) e o do bicho-pau. Ainda nessa sala, eles participaram de uma brincadeira: a monitora colocou alguns sons, e os alunos tinham que adivinhar qual era o bicho que fazia aquele som.

Na sala seguinte, os alunos puderam observar, por meio de um microscópio, uma joaninha. Em outra etapa, as crianças viram diversos tipos de borboletas que estavam empalhadas, conheceram o bicho-da-seda e também o casulo que dá origem ao fio de seda. 

A monitora apresentou um vídeo sobre os diversos tipos de abelhas. Eles também viram alguns tipos de formigas e encerraram a visita, assistindo a uma corrida de baratas.

A professora destaca que a vivência no Planeta Inseto foi muito significativa para os alunos. “Eles estavam muito interessados. Mesmo os que estavam com medo de tocar em alguns insetos estavam muito curiosos em vê-los. Cada vez que era apresentado um diferente, surgiam perguntas, e eles se divertiam bastante”, diz. Ela ainda ressalta que, de todos os insetos apresentados, o que a turma mais gostou e ficou bastante curiosa foi o bicho-pau.

Para prosseguir com o Projeto, em sala de aula, será realizada uma conversa para saber quais os insetos que eles viram e por qual mais se interessaram para, assim, produzirem cartaz, desenhos e continuarem com as atividades.


[WRGF id=398]