Estudo de Campo na Avenida Paulista

Turmas dos 3ºs anos realizam atividades de observação no Sesc Paulista e na Casa das Rosas.


As turmas dos 3ºs anos do Ensino Fundamental realizaram um trabalho de observação da paisagem urbana em pontos importantes da Avenida Paulista. Lá, eles entrevistaram pessoas, buscaram elementos indicativos de qualidade de vida, fizeram comparativos entre espaços públicos e privados e realizaram testes de poluição. Essa atividade faz parte do Projeto Integrador de Série.

Em Ciências Humanas, os alunos estão estudando espaços públicos e privados. “Realizamos uma pesquisa em livros, textos, fotos, mas, ao invés de só ficarmos nisso, resolvemos vir para um espaço urbano, que é onde eles vivem, para verem como que é e, depois, concluírem quais as características desse espaço”, explica a professora do 3ºB, Paula Barros.

O foco do estudo é sobretudo a paisagem, mas eles também observaram a qualidade de vida e os serviços na cidade. “Falamos que eles deveriam ir com um olhar de pesquisador para repararem coisas que no dia a dia eles não percebem”, diz a professora.

Acompanhados pela Diretora da Unidade e pelas professoras, a turma desembarcou no Sesc Paulista. Lá, eles tiveram dois momentos: entrevistas com as pessoas que iam passando e observação da paisagem a partir do Mirante do Sesc.

Nas entrevistas, os alunos fizeram questionamentos sobre vantagens, problemas, poluição e soluções sobre a cidade de São Paulo e foram anotando as respostas no caderno de campo. “Com as perguntas, eles iam tentando entender como que é a qualidade de vida no espaço urbano”, comenta Paula. Os alunos também aproveitaram para caminhar nos arredores para fotografar algo que representasse o eixo estudado. “Estou estudando sobre coleta de lixo, então, tínhamos que tirar uma foto que significasse isso – por exemplo, uma lixeira”, explica a aluna, Anna Luíza Paciulli, do 3ºB.

No Mirante do Sesc, que fica no 17º andar do prédio, a turma teve uma vista ampla para a Avenida e outros pontos da cidade. “Nessa parte, utilizando o IPad, os alunos tiraram fotos da paisagem, e cada grupo tinha que fotografar um elemento que representasse essa vista, desde algo que pudesse representar o cheiro do lugar até movimentos, texturas. Eles também realizaram uma gravação para registrarem a paisagem sonora do espaço urbano”, explica a professora.

A aluna do 3ºB, Maria Fernanda Tracanella, diz o que mais gostou e explica um pouco mais da atividade. “Essa parte foi muito legal. Nós subimos ao terraço e fizemos uma escrita sobre a observação do que víamos lá embaixo. Nós tiramos fotos, descrevemos as texturas que estávamos vendo das coisas, o cheiro, o barulho e também gravamos um vídeo sobre o som daqui”, diz.

Finalizada essa etapa, os alunos seguiram para a Casa das Rosas onde realizaram mais atividades de observação, conversaram sobre a arquitetura dos prédios e do Casarão. “No Sesc Paulista, nós conseguimos ver a paisagem do alto, já na Casa das Rosas, nós vimos a Avenida Paulista de baixo e, com isso, fizemos algumas comparações”, comenta o aluno Rodrigo Ragueb, do 3ºB.

Eles também fizeram o teste de poluição. Cada criança recebeu um algodão e passou em plantas que estavam no jardim.

Em sala de aula, as turmas farão um resgate sobre o que foi visto e, em breve, visitarão um espaço rural dando continuidade ao Projeto de Série.


[WRGF id=354]