Alunos da Educação Infantil conhecem correio

Alunos do Infantil 5 realizam estudo de campo.


No dia 18 de setembro, os alunos do Infantil 5 foram ao correio acompanhados por suas professoras e coordenadoras, com o propósito de enviar cartas para Elis Sousa, uma colega que estudou com eles na Lourenço Castanho, mas que atualmente está morando em Portugal.

O Projeto Integrador do Infantil 5 tem como questão problematizadora “Por que fazemos roda?”. As crianças tiveram curiosidade em saber se em Portugal as pessoas têm o costume de fazer roda em determinadas situações.

Cada turma do Infantil 5 elaborou perguntas para mandar para Elis.  Os alunos perguntaram, por exemplo, como são as escolas de Portugal, como é o bairro onde Elis estuda e mora, se os portugueses falam inglês, entre outras dúvidas. 

Quando foram a pé ao correio para enviar a carta, as crianças puderam explorar o bairro utilizando seus conhecimentos em inglês, idioma utilizado para escrever a carta e conhecer o bairro. Elas utilizaram também a matemática, contando por quantos quarteirões haviam passado e quais formas sólidas estavam identificando no percurso da Escola até o correio. Essa atividade foi baseada no livro “Same, same but different” de Jenny Sue Kostecki-Shaw.

No primeiro semestre, os alunos estudaram a Escola Lourenço Castanho e visitaram os espaços da Unidade da Educação Infantil (quadra, salas de aula, ateliê e biblioteca). No segundo semestre, as crianças estudaram o espaço onde a Escola se encontra e analisaram a quantidade de prédios, casas e restaurantes que há perto da Lourenço, sempre utilizando o inglês e a matemática.


[WRGF id=351]