Um pé de quê?

Alunos da Educação Infantil realizam estudo de campo no Mercado Municipal de São Paulo.


Com o objetivo de realizar um estudo de campo relacionado ao Projeto de Sala “Um pé de quê?”, os alunos do Infantil 4 visitaram o Mercado Municipal de São Paulo, nos dias 17 e 24 de setembro e no dia 01 de outubro.

Para contextualizar o estudo de campo, antes da saída os alunos estudaram sobre o Mercado Municipal e a sua importância no Estado de São Paulo.

Ao chegarem ao Mercadão, as turmas puderam observar os diversos vitrais que existem e que contam a história dos transportes das frutas. Desde o início do ano, as crianças estudaram sobre suas frutas favoritas. Agora, elas iniciarão um estudo sobre frutas exóticas (cacau, tâmara e romã). Cada turma escolheu uma fruta desconhecida para encontrar no Mercadão, e a única coisa que eles sabiam eram as características da fruta.

Ao chegarem à Banca do Juca, puderam experimentar algumas frutas (uva safira, kiwi, mexerica, morango, amora, groselha e maracujá doce). A aluna Esther Carrera, do Infantil 4A, disse que gostou de experimentar a amora.

Em seguida, os alunos contaram ao vendedor da banca como era a fruta que estavam procurando. A partir das características, o vendedor já sabia de qual fruta se tratava, e os alunos tiveram que encontrar a fruta.

Depois de encontrarem e comprarem as frutas, as crianças puderam comer pastel na banca Hocca, localizada no andar superior do Mercadão.

Agora, os alunos começarão a aprofundar o conhecimento nessas frutas exóticas. Segundo a professora Karina Nogara, do Infantil 4A, os alunos estudarão a história e origem da romã (fruta escolhida na sala dela) – como ela chega ao Brasil e por que alguns povos consideram essa fruta sagrada.


[WRGF id=336]