Infantil 2A visita Fazendinha Estação Natureza

Atividade faz parte do Projeto de Classe “De carro, de ônibus, de trem… lá vamos nós…”.


Desenvolvido a partir do interesse da turma em situações de brincadeiras, o Projeto de Classe “De carro, de ônibus, de trem… lá vamos nós…”, levou a turma do Infantil 2A para a Fazendinha Estação Natureza. Lá, eles entraram em contato com alguns animais, realizaram plantio de girassol e visitaram uma horta.

Com interesse nessa temática, um aluno começou a contar sobre sua viagem à praia. “Ele contou para a turma que foi para a praia de carro. Isso juntou duas coisas: meios de transporte e um lugar para visitar. Com base nisso, eles começaram a fazer explorações por meio do faz de conta e de elementos que remetam a esses locais”, explica a coordenadora pedagógica, Vivian Alboz. A partir disso, a turma elegeu lugares que gostariam de visitar. “Assim, iniciaram-se dramatizações de viagens com as crianças, e a primeira foi para a praia”, diz a professora titular, Carolina Gentil.

Depois de elegerem os locais, a turma passou para os meios de transporte. “Eles elegeram o ônibus e escolheram uma fazenda como destino. O avô de uma criança tem uma fazenda, e ela começou a trazer coisas referentes a esse local. Então, escolhemos a Fazendinha para que eles pudessem ter um contato real com o ambiente”, explica a coordenadora.

Em sala de aula, a turma realizou um levantamento sobre alguns animais que achavam que havia em uma fazenda, para que, depois da vivência, pudessem fazer uma comparação com os animais que disseram que havia lá e os que realmente estavam.

Na Fazendinha Estação Natureza, os alunos entraram em contato com animais como coelho, cabra, porco, pônei e patos. “Durante a visita, as crianças puderam ver de perto esses animais, saber de curiosidades sobre eles, sobre os alimentos da horta e até plantaram sementes de girassol”, comenta a Carolina. Além disso, a turma também produziu uma “Caixa de Tesouro”, com penas, pedrinhas, palhas – elementos da Fazendinha.

O próximo destino da turma ainda será decidido, conforme o interesse dos alunos nas próximas atividades.


[WRGF id=309]