Estudo sobre a paisagem do Pico do Jaraguá

Os alunos dos 3ºs anos fizeram a “Trilha do Silêncio” e realizaram atividades de observação.


Os alunos dos 3ºs anos do Ensino Fundamental I foram ao Parque Estadual do Jaraguá para fazerem pesquisa de campo a partir da “Trilha do Silêncio” e também para observarem a paisagem do ponto mais alto da cidade. A atividade é do componente de Ciências Humanas com âmbito no Projeto Integrador de Série.

Em sala de aula, durante o primeiro trimestre, as turmas estudaram paisagens em seus diversos aspectos. “Nós vimos o que era, qual o conceito disso para Geografia. Vimos que paisagem não é só o que vemos, mas também o que sentimos, assim como o cheiro, o som, os movimentos e as cores. Além disso, estudamos sobre a paisagem natural e humanizada e o que as diferencia”, explica a professora do 3ºC, Cláudia Kato. Aspectos de visão frontal, vertical e oblíqua também foram trabalhados para que os alunos tivessem base para fotografar as perspectivas no Pico.

Ao chegarem ao Parque, os alunos foram recebidos por monitores que falaram um pouco sobre a história do lugar. Eles explicaram que ali existe uma parte da Mata Atlântica e que nas trilhas poderiam encontrar alguns animais silvestres, como o Macaco Prego e os Quatis (mais comuns de serem avistados). Encerradas as explicações, os alunos aproveitaram para um bate-papo e esclareceram dúvidas para responderem as questões do caderno de estudo de campo.

Os alunos fizeram a “Trilha do Silêncio”. Eles foram observando a natureza e prestando atenção nos sons: quanto mais andavam, menos se escutava o barulho dos carros, ficando apenas o som que vinha de dentro da trilha. “Nós vimos muitos tipos de plantas, muitos bichos e parecia que estávamos em uma floresta. Eu achei isso muito interessante”, diz a aluna Charlotte Sugai, do 3ºA.

Em seguida os alunos seguiram para a escadaria, com 242 degraus, para chegarem ao ponto mais alto da cidade de São Paulo e observarem a paisagem. “Eu gostei do Pico porque a cidade de São Paulo é enorme, mas, daqui de cima, ela parecia ser pequeninha”, destaca Letícia Souza, do 3ºA.

No Pico, os alunos preencheram o caderno de estudo de campo e fizeram um desenho em perspectiva, realizado por meio de um recorte circular, o qual deveriam observar e reproduzir. Essa atividade faz parte do componente de Artes Visuais.

A saída serviu para finalizar os estudos feitos no primeiro trimestre. “Nós falamos muito de paisagem dentro da sala e no Pico. Os alunos puderam ver realmente o que é paisagem, puderam enxergar melhor a dimensão do que é a cidade. Então, tudo o que vimos de conceitos no teórico, agora eles puderam ver aqui, com os próprios olhos”, comenta a professora.


[WRGF id=247]