Alunos recebem piloto profissional para aula inaugural do curso
No último dia 18 de fevereiro, os alunos participaram da aula inaugural do novo curso, Drone – pilotando soluções, que integra o Itinerário Formativo. Afim de apresentar um panorama geral da utilização dos drones, a Lourenço Castanho convidou para essa primeira aula André Lozano, que atuou como piloto na FAB e, atualmente, possui uma empresa voltada a esse veículo aéreo.
O piloto apresentou aos alunos os diferentes tipos existentes do equipamento, explicando suas especificidades e características. Em seguida, comentou sobre a legislação brasileira quanto ao uso do VANT (veículo aéreo não tripulado), bem como instruções de segurança que devem ser seguidas durante o plano de voo.
Lozano, como profissional da área, afirmou ainda que a experiência dos alunos é muito relevante: “O mais importante é que os alunos possam explorar as possibilidades. No futuro, o drone pode ser para eles o caminho da inovação, uma semente para tudo aquilo que vão construir daqui para frente”.
Posteriormente ao momento expositivo, os alunos foram desafiados a construir objetos voadores utilizando palitos de sorvete e de churrasco, baseando-se na aerodinâmica aplicada nas hélices do drone.
No curso, além de entenderem mais sobre as funcionalidades do equipamento e seus múltiplos usos, os participantes poderão sugerir a utilização desse veículo como intervenção para problemas reais do mundo. O drone, portanto, deverá ser prototipado pelos próprios alunos, de maneira que apresente uma solução para o problema escolhido.
“Eu gosto bastante de poder propor soluções e acho que aprender a manusear o drone para usá-lo nessas situações vai ser muito legal”, disse Lis Tinoco, aluna do 8° ano.
Tatiana Mendes, educadora de Tecnologia Educacional atuante no Laboratório de Criação dos anos finais do Ensino Fundamental, declarou que o curso foi pensado não apenas para desenvolver habilidades de pilotagem, mas também para que os alunos entendam o funcionamento do drone e ampliem seu uso para novas áreas e projetos de soluções reais. A professora explicou ainda que a matriz do curso foi feita de modo totalmente personalizado pelos profissionais de tecnologia educacional, com o objetivo de promover um contato mais autônomo dos alunos com a ferramenta, atendendo ao conceito de Educação 4.0, muito presente nas práticas da Escola.
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