Infantil 3 visita Companhia dos Bichos

Estudo de campo aborda as características dos animais.


do Estudo de Campo que visa a observar as características, alimentação e tamanho dos animais. A vivência também proporcionou o contato das crianças com diversos animais presentes na Fazenda.

Em sala de aula, os alunos compartilharam o que estavam esperando da saída no estudo de campo. “Nós estudamos alguns animais e fizemos uma tabela com fotos dos que eles achavam que iriam encontrar na Cia. dos Bichos. Dentre os que eles listaram, estavam a girafa e o hipopótamo, que eles tinham que observar se os encontrassem lá”, explica a professora titular do Infantil 3C, Bruna Izza. Além disso, os alunos também deveriam ficar atentos às características dos animais que encontrariam na Fazenda.

Chegando à Cia. dos Bichos, os alunos foram separados em grupos para seguirem com seus respectivos monitores e, assim, iniciarem as atividades.

Durante todo o dia, as crianças conheceram diversos animais e foram estimulados a terem contato com eles. Eles visitaram o berçário que tinha filhotes de coelhos, patos, tartarugas e pintinhos que as crianças puderam pegar no colo; deram pães para os patos no lago; frutas para os porcos; ordenharam a vaca para tirarem leite e conheceram outros animais como: cabras, ovelhas, perus, avestruz, pavões, macacos, jegues, búfalo e gansos. Além disso, ainda participaram de um passeio de charrete.

“Essa vivência proporcionou o estudo sobre as patas, os pelos e sobre o que os animais dão para a gente como, por exemplo, os ovos, o leite e o couro. Também foi importante para eles entrarem em contato com os animais, com uma liberdade que não se tem mais na cidade. Eles tiveram a oportunidade de tocar, de sentir, de alimentar. Isso é um contato único com a natureza”, destaca a professora.

Conforme iam conhecendo os animais, as crianças iam observando que nem todos os que foram listados em sala de aula estavam na Fazenda. “Eles iam percebendo que alguns animais não tinham lá, e, aí, os monitores iam explicando que animais como a girafa e o hipopótamo se encontravam no zoológico ou na floresta e que na Cia. dos Bichos não seria possível mantê-los”, diz Bruna.

Posteriormente, em sala de aula, as crianças farão desenhos a partir do que observaram na Cia. dos Bichos. “Eles vão fazer um desenho com interferência. Iremos colocar metade da foto de um animal que eles irão escolher como animal favorito e, a partir disso, irão desenhar, completando a foto conforme o que viram no estudo de campo”, explica a professora. As turmas também irão conversar sobre a tabela para compartilharem sobre os animais que eles viram e sobre os que estavam listados, mas não os encontraram lá. “Para complementar, ainda vamos produzir um texto coletivo para recontar o que eles viveram, por exemplo: Como fomos para o estudo? De carro, de ônibus? Chegando lá, quais foram as atividades? Que animais conhecemos? Então, eles vão compartilhar tudo isso”, destaca Bruna. 


[WRGF id=241]