Semana da Radioatividade no Ensino Médio

Durante três dias, os alunos das 3ºs séries tiveram uma programação especial.


Os alunos da 3º série do Ensino Médio tiveram, durante três dias, uma programação especial para tratar do tema ‘radioatividade’. Com aulas, filmes e palestras, os estudantes se aprofundaram em assuntos como modelo atômico, transmutações e mutações. O fechamento dessa atividade se dará por meio de um trabalho de apresentação dos alunos sobre um determinado tema.

No dia 02 de maio os alunos assistiram ao filme “Fat man and Little boy” no auditório. Depois, seguiram para a sala, onde a coordenadora do Ensino Médio, Daniela Coccaro, e o professor de Física, Jorge Ferreira, fizeram a apresentação do projeto e das atividades propostas. “A radioatividade é um tema que provoca curiosidade. Existe um senso comum de achar que faz mal, mas quando pensamos em medicina, todos repensamos sobre ela. Então, é muito importante que os alunos não tenham esse pensamento de bom ou ruim e que eles entendam a radioatividade como ciência, como um assunto amplo, que passa desde a filosofia, ética até as equações”, explica Daniela. Ainda no mesmo dia, as turmas tiveram aulas sobre a “História da Ciência: dos gregos até o modelo atômico atual”, transmutações, tempo de ½ vida, assistiram ao documentário sobre o acidente de Chernobyl (Hora Zero) e debateram sobre temas da atualidade.

No dia seguinte, assuntos como DNA, mutações e efeitos da radiação ionizantes no corpo humano foram vistos em sala de aula e também no Laboratório. Além disso, foi realizada uma conversa sobre “Hiroshima e Nagazaki: a história contada por vários olhares” – uma introdução para a palestra “Fontes naturais e antropogênicas de radiação” com o professor do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Roberto Vicente.

Para o fechamento das atividades, foi apresentado aos alunos o tema dos trabalhos que deverão ser feitos a partir dos assuntos tratados durante a Semana. “É um trabalho de duas etapas. Eles se dividem em trios e duplas, e nós apresentamos uma sequência de temas para escolha e, daqui a um mês, eles têm que entregar um ensaio acadêmico sobre a temática desenvolvida”, comenta a coordenadora. O encerramento da Semana da Radioatividade ficou por conta do professor Renato Semmeler do IPEN com a palestra “Aplicações Benéficas da Energia Nuclear”.

A aluna Luiza Caserta, 3ºB, comentou sobre a Semana Radioativa: “Achei interessante a dinâmica das aulas porque os professores se complementavam na matéria, já que é comum para várias áreas, e, com isso, ia se formando uma história”. Ela destaca sobre o que achou das palestras: “Gostei que vieram especialistas aqui na Escola para tratarem do assunto, não deu tempo de falarem todos os temas, mas foi muito interessante ver a matéria da aula sendo explicada por especialistas”, diz. 


[WRGF id=232]