Visita do 6° ano ao Ensino Médio


Durante a manhã do dia 28 de fevereiro, as turmas que integram o 6° ano visitaram a unidade do Ensino Médio, onde desenvolveram atividades diferenciadas relacionadas à história da Escola e ao Projeto Integrador de Série que envolve diversos componentes curriculares.

Primeiramente, o grupo assistiu ao filme Wall-E,animação da Pixar inserida como disparador de questões que nortearão o projeto de série, o qual tem como pergunta tema “Como eu me relaciono com o mundo em que vivo? ”.  Tal produção servirá como base da discussão, a ser realizada nas aulas de Projetos, sobre a relação problemática do ser humano com o mundo, e será aprofundada com os estudos de campo que acontecerão no decorrer do ano de 2020.

Fundamentada no componente curricular História, os alunos realizaram uma atividade direcionada ao aprofundamento do estudo sobre os documentos históricos e suas tipologias, na qual entraram em contato com os documentos armazenados no Centro de Memória e conversaram com José Roberto da Silva, técnico em documentação. Ele contou aos alunos um pouco sobre o processo de curadoria, armazenamento e conservação dos objetos que estão no Centro de Memória. Os alunos manusearam alguns exemplares de cadernos pedagógicos de anos anteriores, fotos de turmas que passaram pela Escola e demais documentações. Tal vivência teve como objetivo aprofundar as discussões feitas previamente em sala de aula sobre o que é história e qual sua importância para a humanidade.

A professora do componente, Gislene Edwiges, explicou que a oportunidade de contato com os arquivos permite aos alunos tanto o conhecimento do patrimônio da Escola, como também um reconhecimento deles, particular ou coletivo, enquanto sujeitos históricos. Ela afirmou ainda que no Centro de Memória esse reconhecimento vem através da participação dos estudantes na história da Escola, uma vez que em alguns desses documentos eles já estão representados. “Além dessa identificação com o objeto de estudo, durante essa experiência, eu consigo apresentar conceitos que estão dentro do trabalho do historiador com o passado”, acrescentou.

No tocante ao componente curricular Ciências da Natureza, a professora Claudia Ferraz promoveu uma experiência no laboratório de química. Os alunos, a partir das análises dos resultados de experimentos realizados, tiveram que estabelecer correlações com os estudos sobre a hidrosfera, conteúdo do primeiro trimestre no 6° ano. “Esse experimento permite que eles percebam o quanto a permeabilidade do solo influencia na formação de reservatórios subterrâneos”, explicou Claudia.

Os alunos também tiveram aula de matemática, na qual deram continuidade aos exercícios de divisão. A aluna Luiza Rovai, do 6° ano C, conta que, dentre todas as atividades que foram desenvolvidas, a que mais despertou seu interesse foi o Centro de Memória pois pôde saber mais sobre a trajetória da Escola: “Aqui no Ensino Médio, tivemos experiências diferentes do que temos todos os dias, porque conhecemos mais sobre a história da nossa Escola”.