Carnaval na Educação Infantil

Alunos e professores comemoram o carnaval em Praça Cidade de Milão


Durante a manhã do dia 3 de março, os alunos da Unidade da Educação Infantil participaram de atividades relacionadas ao carnaval. A comemoração teve início na Praça Cidade de Milão e se estendeu até o pátio da Escola, sendo encerrada na Unidade.

Nas semanas que antecederam a data comemorativa, cada uma das turmas desenvolveu estudos sobre as características e especificidades do carnaval, em suas diferentes formas e regiões. Todo o percurso desenvolvido com as crianças para a comemoração foi permeado pelo trabalho de musicalização, realizado pelo Professor Romeu Manson.

A sensibilização foi feita com o uso de marchinhas, sambas enredo e convenções rítmicas que integram os desfiles, sempre prezando, além da apropriação do tema, por um momento divertido. “Nós trabalhamos esses elementos sempre de forma lúdica, sem preocupação com a estética. A ideia é que eles festejem a data. ”, disse o professor.

Romeu assegurou que a Escola tem grande preocupação em transmitir as origens e tradições que circundam a data, uma vez que essa é uma das principais comemorações da cultura brasileira.

Na Praça, as turmas dos Infantis 3, 4 e 5 fizeram um desfile de blocos baseados nos ritmos carnavalescos que trabalharam em sala de aula. Para tal, confeccionaram instrumentos de percussão, chocalhos e bandeiras.

Os alunos do Infantil 3 tiveram como tema as tradições de São Paulo e Rio de Janeiro. Já os do Infantil 4 aprofundaram seus conhecimentos sobre os blocos de rua, desde as marchinhas mais conhecidas até a produção de estandartes para o desfile. E os do Infantil 5 se debruçaram sobre a tradição nordestina, incorporando à sua apresentação o Galo da Madrugada, o frevo e manifestações características de Pernambuco.

Vivian Alboz, coordenadora pedagógica da Educação Infantil, ressaltou que a vivência no ambiente externo e a divisão de temas por salas enriquecem ainda mais o processo de aprendizado sobre a cultura popular brasileira, e que o contato das crianças com a cultura de seu país é um dos objetivos pedagógicos pregados pela Escola. “No Brasil, temos uma cultura muito ampla, ainda mais quando se trata do carnaval. A ideia é que as crianças conheçam as tradições de outras regiões, façam um momento de troca, onde compartilham com os amigos o que aprenderam e se apropriem do espaço público, já que, o desfile é feito na Praça. ”, completou a coordenadora. Ao final do desfile, todos os alunos se reuniram no pátio da Escola para que as crianças do Infantil 1 e 2 também pudessem assistir os blocos.


[WRGF id=2140]