Carnaval da Educação Infantil

Alunos desfilaram ao ritmo de músicas carnavalescas na Praça de Milão.


Para comemorar o Carnaval, os alunos da Educação Infantil se fantasiaram e, animados, foram para a Praça de Milão, situada em frente à Escola, para desfilarem, cantarem e dançarem ao ritmo das tradicionais marchinhas carnavalescas que estudaram no começo do ano letivo.

Um dos campos de experiência da Educação Infantil visa a aproximar as crianças da cultura popular brasileira, utilizando-se de algumas manifestações populares, como o Carnaval. “As crianças estudaram algumas manifestações brasileiras e toda a diversidade que elas possuem para, posteriormente, reproduzirmos o que são elas na Praça de Milão, como tipicamente acontece nas ruas”, explica a coordenadora pedagógica, Vivian Alboz.

Cada turma estudou uma temática para que fosse apresentada para os demais no desfile na Praça. “O Infantil 2 estudou sobre os Bailinhos do século passado; o Infantil 3 viu as manifestações de São Paulo e Rio de Janeiro em relação às escolas de samba, em que eles escolheram as alas que queriam retratar; o Infantil 4 ficou com os blocos de rua, eles escolheram marchinhas para representar e nomearam seus blocos e, por fim, o Infantil 5 estudou o Carnaval pernambucano, com o Galo da Madrugada, o Homem da Meia e o Frevo”, diz a coordenadora.

As atividades aconteceram também em conjunto com as aulas de Artes Visuais e de Música. Os alunos confeccionaram camisetas e bonecos, ouviram e escolheram músicas típicas para o dia do desfile. “O Infantil 3 escolheu o samba enredo ‘Explode Coração’ e mudaram um pouco a letra para brincarem; o Infantil 4 trouxe de casa algumas marchinhas para, posteriormente, fazer a escolha; o Infantil 5 aprendeu alguns passos do frevo e conheceu um pouco da história dos bonecos gigantes”, explica o professor de música, Romeu Manson. 


[WRGF id=183]