Itinerários Formativos – Ensino fundamental II

Ementa dos cursos

Bandas e Produção Musical
Professor: Renato Epstein
6os aos 8os anos
SEGUNDAS-FEIRAS, das 14h15 às 15h45

A oficina de Bandas compreende a montagem de grupos de música, em suas mais diversas formações, de acordo com os alunos instrumentistas e cantores disponíveis, respeitando as habilidades musicais de cada um, proporcionando aos alunos a vivência da prática musical em conjunto, da criação de arranjos coletivos, da leitura de cifras, através da execução de variados gêneros e estilos musicais. O repertório será combinado com cada grupo.

Ao longo do curso, as bandas poderão realizar gravações de suas músicas, utilizando o software Logic Pro X, recurso de gravação, edição e mixagem em produções musicais profissionais.


Oficina de Teatro
Professor: Ademir Emboava
8os e 9os anos
SEGUNDAS-FEIRAS, das 14h15 às 15h45

A Oficina de Teatro tem por objetivo desenvolver o trabalho em grupo, a autonomia criativa e a comunicação através de jogos teatrais, dramáticos e a elaboração de cenas. Os alunos entrarão em contato com diversas práticas próprias da linguagem teatral, que serão desenvolvidas nos dois semestres, e elaborarão um espetáculo que será apresentado ao público.


Investigando o Mundo por meio da Química
Professora: Amanda do Nascimento
6os e 7os anos
SEGUNDAS-FEIRAS, das 14h15 às 15h45

Um curso para aqueles que têm curiosidade em entender fenômenos da ciência e, principalmente, fenômenos químicos, por meio de experimentos e investigações. Essas atividades serão realizadas em espaços variados como salas de aula  e museus científicos.


Oficina de Teatro
Professor: Pedro Haddad
6os anos
TERÇAS-FEIRAS, das 14h15 às 15h45

A Oficina de Teatro tem por objetivo desenvolver o trabalho em grupo e a autonomia criativa por meio de jogos teatrais e elaboração de cenas. Os alunos serão instrumentalizados para a comunicação por meio da linguagem teatral, promovendo a integração de diversas linguagens artísticas (artes visuais, música, cinema e  dança). Uma peça de teatro será elaborada coletivamente e apresentada ao público.


Drone – Pilotando soluções
Condutora: Tatiana de Souza Mendes Garcia
6os aos 9os anos
TERÇAS-FEIRAS, das 14h15 às 15h45

A oficina tem como objetivo ampliar o conhecimento dos alunos por meio da contextualização e da experiência prática com drones, explorar os componentes que caracterizam esses relevantes aeromodelos, além de desafiar os alunos a encontrar as soluções para o uso dos drones no cotidiano. 

Serão usados kits específicos para ensinar e incentivar os alunos a desenvolverem habilidades STEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. 


Bandas e Produção Musical
Professor: Renato Epstein
9os anos no EM – Local: no Ensino Médio
TERÇAS-FEIRAS, das 14h15 às 15h45

A oficina de Bandas compreende a montagem de grupos de música, em suas mais diversas formações, de acordo com os alunos instrumentistas e cantores disponíveis, respeitando as habilidades musicais de cada um, proporcionando aos alunos a vivência da prática musical em conjunto, da criação de arranjos coletivos, da leitura de cifras, através da execução de variados gêneros e estilos musicais. O repertório será combinado com cada grupo.

Ao longo do curso, as bandas poderão realizar gravações de suas músicas, utilizando o software Logic Pro X, recurso de gravação, edição e mixagem em produções musicais profissionais.


Mergulhando na Matemática
Professora Jéssica Elaine Zanquim Silva
6os aos 8os anos
TERÇAS-FEIRAS, das 14h15 às 15h45

Vivenciar situações variadas possibilita o desenvolvimento do potencial do aluno como resolvedor de problemas. A resolução de problemas, por sua vez, promove a autonomia do pensamento matemático e a construção de novas estratégias para lidar com questões mais complexas. Mas, e agora? Aprender para resolver problemas ou resolver problemas para aprender?

O objetivo principal da oficina é estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas da OBMEP e Canguru, olimpíadas de matemática das quais pretendemos participar. Os alunos terão contato com questões interessantes e desafiadoras e serão estimulados a trabalhar em grupo, despertando o interesse, a curiosidade e a habilidade para elaborar estratégias próprias e serão convidados a aprender novos caminhos. Prepare-se para um verdadeiro mergulho na Matemática.


Oficina de Xadrez
Condutor: Marcus Vinícius Moreira Santos
6os a 9os anos
TERÇAS-FEIRAS, das 14h15 às 15h45

A oficina de xadrez é voltada para jogadores de todos os níveis, dos iniciantes aos mais experientes. Não é necessário saber jogar para participar da oficina. O objetivo da oficina é estimular a atenção, concentração, raciocínio lógico, memória, paciência e imaginação. Tudo isso sem perder de vista o aspecto divertido que o jogo de xadrez proporciona. Os alunos mais experientes aprenderão conceitos de estratégia mais avançados e poderão participar de competições.


Midiorama
Condutor: Alexandre Sayad
9os anos no EM – Local: no Ensino Médio
QUARTAS-FEIRAS, das 14h15 às 15h45

O  Midiorama  se encaixa no que as Nações Unidas descrevem como Alfabetização para a Mídia e Informação. Alterna etapas de inspiração e ampliação de repertório com elaboração e produção de comunicação. Os encontros são constituídos de momentos de a análise de discurso e debate de cobertura jornalística dos principais fatos cotidianos, “lectures”, debates com convidados e vivências externas . A partir desse processo, o grupo se preparará para a elaboração lançamento de produtos coletivos, de impacto comunitário para além do ambiente escolar.


Projetos Low/High Tech
Condutora: Tatiana de Souza Mendes Garcia
6os a 9os anos
QUARTAS-FEIRAS, das 14h15 às 15h45

O que é uma ideia inovadora? Como é possível organizá-la? Como eu possível compartilhá-la?  

Projetos inovadores low/high tech é uma capacitação que visa fomentar o desenvolvimento de projetos criativos em alunos do ensino Fundamental 2, sobretudo nas áreas STEM, ampliando o protagonismo para a reflexão de ideias e soluções para problemas reais. Os participantes conhecerão as normas  ABNT, APA e Vancouver – estilos  de formatação de produções acadêmicas, aplicando-as na criação de papers, banners, diário de bordo e apresentações, também serão orientados a respeito da submissão dessas para congressos, feiras e mostras nacionais e internacionais. 


Olimpíadas de Matemática
Professora: Jéssica Elaine Zanquim Silva
9os anos no EM – Local: Ensino Médio
QUARTAS-FEIRAS, das 14h15 às 15h45

Vivenciar situações variadas promove o desenvolvimento do potencial do aluno como resolvedor de problemas e sua autonomia de pensamento matemático. Mas, e agora? Aprender para resolver problemas ou resolver problemas para aprender?

O objetivo principal é estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas da OBMEP e Canguru, olimpíadas de matemática das quais pretendemos participar. Os alunos terão contato com questões interessantes e desafiadoras e serão estimulados a trabalhar em grupo, despertando o interesse e a curiosidade.

Prepare-se para um verdadeiro mergulho na Matemática.


Oficina de Teatro
Professor: Pedro Haddad
7os anos
QUINTAS-FEIRAS, das 14h15 às 15h45

A Oficina de Teatro tem por objetivo desenvolver o trabalho em grupo e a autonomia criativa por meio de jogos teatrais e elaboração de cenas. Os alunos serão instrumentalizados para a comunicação através da linguagem teatral, promovendo a integração de diversas linguagens artísticas (artes visuais, música, cinema e dança). Uma peça de teatro será elaborada coletivamente e apresentada ao público.


NUPS – Núcleo de Projetos Sociais
Professor: Juan Carlos Ramírez Mondejar e Beatriz Ferreira
6º ao 9º ano
QUINTAS-FEIRAS, das 14h15 às 15h45 (nos dias de ações externas, o horário será estendido até 17h30)

O Núcleo de Projetos Sociais (NUPS) é formado por um grupo de alunos que, de forma voluntária, opta por desenvolver ações direcionadas a conhecer contextos socioculturais diferentes daqueles com os quais convivem. O objetivo é sair dos muros da Escola para dialogar, compartilhar e aprender com o outro. O trabalho se fundamenta nas pesquisas e nos debates sobre as problemáticas abordadas, na preparação e no desenvolvimento das intervenções, sempre geradoras de novas reflexões e também nas ações com os alunos protagonistas.


Astronomia 1
Prof. Jorge Ferreira do Valle Neto
9º ano no EM – Local: Ensino Médio
QUINTAS-FEIRAS, das 14h15 às 15h45

Na oficina, faremos um apanhado geral da astronomia, discutindo:

• a nossa posição no cosmo;
• aspectos fundamentais das órbitas planetárias e do sistema solar;
• possibilidade de vida fora da Terra;
• nascimento, vida e morte das estrelas;
• o Big Bang e o modelo cosmológico atualmente aceito;
• brilho e luminosidade dos astros e sua importância para determinação das distâncias astronômicas.

Se possível, faremos uma saída para estudo de campo, em momento oportuno, utilizando instrumental óptico (telescópio da Escola) e câmeras fotográficas.

A oficina também fará uso de computadores e programas específicos de astronomia para analisarmos fotos obtidas pelos próprios alunos.


Programe com Scratch 3.0 e crie games
Condutora: Tatiana de Souza Mendes Garcia
6os e 7os anos
SEXTAS-FEIRAS, das 14h15 às 15h45

A oficina introduzirá os estudantes no mundo da ciência da computação e da programação de computadores, utilizando o programa Scratch 3.0 (em sua versão mais recente, lançada em janeiro de 2019) que apresenta uma interface gráfica intuitiva e que possibilita a criação de jogos, animações e histórias interativas. Os estudantes se apropriarão da lógica da linguagem dos computadores por meio da aprendizagem de sua arquitetura básica.

O Scratch foi desenvolvido no Massachusetts Institute of Technology, uma das maiores universidades de tecnologia do mundo.

Por meio do trabalho cooperativo, os alunos construirão jogos clássicos como o famoso “Pong” e “Snake”, bem como elaborar seus próprios jogos autorais, utilizando o conhecimento adquirido da linguagem Scratch.


Desenho Básico Desenhando: expressão, representação e técnica
Professora: Cris Bei
s a 9ºs anos
SEXTAS-FEIRAS, das 14h15 às 15h45

Esta oficina tem com objetivo introduzir/ desenvolver noções básicas do desenho, como proporção, volume, luz e sombra, bem como a gestualidade e expressão individual por meio dessa técnica.

Para isso os alunos serão apresentados a referências distintas e realizarão propostas. Abarcando o conhecimento e gostos de cada participante, a ideia é que compartilhem em aula seus interesses para que assim a professora traga recursos e referências também específicos para a turma, bem como desenvolvam o olhar, ampliando e aprofundando suas próprias pesquisas e linguagem.


DANÇA E CULTURA
Profa. Beatriz Villarroel Glaessel
9º ano no EM – Local: Ensino Médio
SEXTAS-FEIRAS, das 14h15 às 15h45

A Oficina de Dança e Cultura tem como objetivo – por meio do trabalho com diversas linguagens: escrita, pictórica, musical, corporal – possibilitar que os/as alunos/as  se repertoriem com conhecimentos básicos sobre a história da dança ocidental e oriental, que experimentem movimentos que permitam refinar sua coordenação motora e explorem de forma adequada o espaço cênico e possibilidades interpretativas. Por fim, que aprendam alguns toques para acompanhamento de ritmos árabes com snujs – instrumento oriental composto por dois címbalos de metal, utilizados para acompanhamento na dança.