Itinerários Formativos – Ensino Médio



ARDUINO: EXPERIMENTOS E PROGRAMAÇÃO
Profs. Jorge Ferreira do Valle Neto e Regina Fernandes
Dias e horários: Quarta-feira, das 14h15 às 15h45

Esta oficina oferece um espaço diferenciado de aprendizagem, onde o aluno materializa o conhecimento acadêmico e o transforma em prática. Nessa oficina introduzimos os conceitos da eletricidade, eletrônica, robótica e programação em mBlock, sempre embasados pela Física e pela lógica. A oficina é do tipo “mão na massa”, dando maior ênfase na parte prática (experimentação) e montagem, bem como na programação


ASTRONOMIA 1
Prof. Jorge Ferreira do Valle Neto
Dia e horário: Quinta-feira, das 14h15 às 15h45

Na oficina, faremos um apanhado geral da astronomia, discutindo:

  • a nossa posição no cosmo;
  • aspectos fundamentais das órbitas planetárias e do sistema solar;
  • possibilidade de vida fora da Terra;
  • nascimento, vida e morte das estrelas;
  • o Big Bang e o modelo cosmológico atualmente aceito;
  • brilho e luminosidade dos astros e sua importância para determinação das distâncias astronômicas.

Se possível, faremos uma saída para estudo de campo, em momento oportuno, utilizando instrumental óptico (telescópio da Escola) e câmeras fotográficas. A oficina também fará uso de computadores e programas específicos de astronomia para analisarmos fotos obtidas pelos próprios alunos.


CREATIVE WRITING THROUGH LITERATURE, FILM AND ME (EAD)
Prof. Maria Cecília Pastorelli
Dias e horários: Apenas o primeiro encontro será presencial – em 18/2 (terça-feira), das 13h30 às 14h30

This course is for those who love to read, observe the world and themselves. Observation, imagination, creation. Inquiry, reflection, action. We will experiment with the reality of a journalist who goes undercover and tries to survive on a minimum wage in the U.S., the observation of people around us and reflect on an ordinary day in our lives. This will all serve as the raw material of creations in fiction writing (“can’t wait to tell you about those guys at the coffee shop”), plans to improve our community (Mr. Candidate, welcome to my class) and an attempt to become a social media celebrity (well, sort of).


DANÇA E CULTURA
Profa. Beatriz Villarroel Glaessel
Dia e horário: Sexta-feira, das 14h15 às 15h45

A Oficina de Dança e Cultura tem como objetivo – por meio do trabalho com diversas linguagens: escrita, pictórica, musical, corporal – possibilitar que os/as alunos/as  se repertoriem com conhecimentos básicos sobre a história da dança ocidental e oriental, que experimentem movimentos que permitam refinar sua coordenação motora e explorem de forma adequada o espaço cênico e possibilidades interpretativas. Por fim, que aprendam alguns toques para acompanhamento de ritmos árabes com snujs – instrumento oriental composto por dois címbalos de metal, utilizados para acompanhamento na dança.


FOTOGRAFIA MUITO ALÉM DO CLICK: OLHAR, TÉCNICA E ESTÉTICA
Convênio com a ESPM (algumas aulas serão no laboratório da ESPM)
Dia e horário: Quarta-feira, das 14h15 às 15h45

Compreensão da fotografia nos seus fundamentos tecnológicos e estéticos, essenciais na visualidade contemporânea. A linguagem fotográfica em seus aspectos (técnicos e estéticos) de base química e eletrônica. Potencialidades e limites da fotografia digital (câmeras fotográficas e câmeras fotográficas no celular).


MIDIORAMA
Prof. Alexandre Sayad
Dia e horário: Quarta-feira, das 14h15 às 15h45 (OBS.: início em 4/3)

O  Midiorama  se encaixa no que as Nações Unidas descrevem como Alfabetização para a Mídia e Informação. Alterna etapas de inspiração e ampliação de repertório com elaboração e produção de comunicação. Os encontros são constituídos de momentos de a análise de discurso e debate de cobertura jornalística dos principais fatos cotidianos, “lectures”, debates com convidados e vivências externas . A partir desse processo, o grupo se preparará para a elaboração lançamento de produtos coletivos, de impacto comunitário para além do ambiente escolar.


MOLECULARE – PROJETO BIOTECNOLOGIA
Profa. Luciana Vasques
Dia e horário: Terça-feira, das 14h15 às 15h45

O projeto abordará, em linguagem acessível, desde o descobrimento do DNA até os mais recentes avanços da Biotecnologia, como o Sistema de Edição de Genomas (CRISPR), Terapia Gênica e Células-Tronco, para que os alunos possam entender, de maneira mais concreta, como é possível alterar o curso de uma doença ou o genoma de uma planta por meio da manipulação do material genético. Além disso, serão discutidas as questões éticas envolvidas da manipulação gênica, tanto em humanos como no agronegócio. Cada aluno executará experimentos relacionados aos temas abordados, como extração de DNA bacteriano, eletroforese de DNA, cultivo de bactérias e observação de cromossomos.


NANOQUÍMICA
Prof. Amanda Farhat
Dia e horário: Terça-feira, das 14h15 às 15h45

Um curso sobre tecnologia, nanomaterias, descobertas científicas e mudanças de escala de pensamento: uma passagem sobre o mundo nano. Ao longo das aulas haverá a síntese de materiais nanométricos e visitas aos laboratórios de nanotecnologia da USP.


NUPS – NÚCLEO DE PROJETOS SOCIAIS
Educadores: Rodrigo Falcão e João Abdala
Dia e horário: Quinta-feira, das 14h15 às 15h45

O NUPS (Núcleo de Projetos Sociais) é uma oficina que busca, a partir de seus encontros, promover discussões, reflexões e uma conscientização sobre temas que interessam à comunidade escolar como um todo, e principalmente seus alunos. Visando a autonomia e protagonismo deles, a oficina tem como objetivo realizar ações dentro (ou fora) da escola que abordam diversas questões sociais, buscando sempre evitar um caráter assistencialista. Trocar, integrar, experimentar. Essas são três palavras que fundamentam esse projeto. Seguindo estes princípios, no ano de 2020 o NUPS irá desenvolver o projeto “Diversidade e Sustentabilidade”. Buscando ampliar o repertório dos alunos, discussões e ações práticas que envolvem os diferentes modos de habitar o mundo e a própria escola serão colocados em pauta. Assim, o contato com o outro é uma ação pedagógica fundamental, ao exercitar a empatia dos alunos. Para alcançar estes objetivos, a sustentabilidade é outro conceito essencial neste processo – pois, um modo de vida sustentável não se resume à relação individual com a natureza, mas como nos relacionamos mutuamente enquanto uma sociedade.


OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA
Profa: Jéssica Elaine Zanquim Silva
Dia e horário: Quarta-feira, das 14h15 às 15h45

Vivenciar situações variadas promove o desenvolvimento do potencial do aluno como resolvedor de problemas e sua autonomia de pensamento matemático. Mas, e agora? Aprender para resolver problemas ou resolver problemas para aprender? O objetivo principal é estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas da OBMEP e Canguru, olimpíadas de matemática das quais pretendemos participar. Os alunos terão contato com questões interessantes e desafiadoras e serão estimulados a trabalhar em grupo, despertando o interesse e a curiosidade. Prepare-se para um verdadeiro mergulho na Matemática.


PRODUÇÃO MUSICAL E BANDAS
Prof. Renato Epstein
Dia e horário: Terça-feira, das 14h15 às 15h45

A oficina de Bandas compreende a montagem de grupos de música, em suas mais diversas formações, de acordo com os alunos instrumentistas e cantores disponíveis, respeitando as habilidades musicais de cada um, proporcionando aos alunos a vivência da prática musical em conjunto, da criação de arranjos coletivos, da leitura de cifras, através da execução de variados gêneros e estilos musicais. O repertório será combinado com cada grupo. Ao longo do curso, as bandas poderão realizar gravações de suas músicas, utilizando o software Logic Pro X, recurso de gravação, edição e mixagem em produções musicais profissionais.


RELAÇÕES INTERNACIONAIS – ONU
Prof. Tércio Rigolin
Dia e horário: Quinta-feira, das 14h15 às 15h45

“O que entendemos por comunidade global? Quais são as responsabilidades pelo nosso direito comum num mundo que vai se tornando ao mesmo tempo mais unido e separado — e como exercemos essas responsabilidades?”

Kofi Annam 1938-2018

Secretário-geral da ONU entre 1997 e 2006. Laureado com o Nobel da Paz em 2001 por ter criado o Fundo Global de Luta contra Aids, Tuberculose e Malária para ajudar países em desenvolvimento em seus esforços para cuidar de seus povos.

Você é nosso convidado a integrar um grupo de alunos protagonistas no conhecimento das relações socioeconômicas entre as diferentes nações que compõem a “comunidade global”, conforme salientado pelo diplomata Kofi Annan. Compreender o papel exercido pelas nações na defesa de seus interesses, as aproximações ou os distanciamentos ideológicos, as alianças econômicas ou o protecionismo, os boicotes econômicos e os rompimentos de acordos regionais e globais estão entre os temas que serão analisados e debatidos ao longo deste itinerário formativo. Concluiremos nosso curso com uma simulação de uma sessão da Assembleia Geral da ONU que discutirá um tema atual e relevante escolhido pelos alunos. Nessa data, todos os representantes de seus respectivos países terão oportunidade de se posicionarem e ainda responderem à questão inicial deste convite, isso é, como exercemos nossas responsabilidades diante da comunidade global? Vamos juntos?


TEATRO
Prof. Ademir Emboava de Araujo
Dia e horário: Quarta-feira, das 14h15 às 15h45 (OBS.: início em 4/3)

O objetivo do curso é o desenvolvimento de práticas teatrais por intermédio de jogos dramáticos, oferecendo ferramentas teatrais, como jogos coletivos de desinibição e interação com o grupo. Por meio do teatro damos significado à relação indivíduo-coletivo. Nos procedimentos teatrais constituímo-nos como indivíduos éticos, levando sempre em conta o outro na busca de nosso desenvolvimento. Os conceitos e a vivência teatral serão, ao final, postos em prática em um projeto de encenação cuja temática será decidida com os alunos.


TREINAMENTO ESPORTIVO – FUTSAL
Prof. Ernesto Domingues
Dia e horário: Sexta-feira, das 14h40 às 16h10

A oferta formativa Futsal – Treinamento tem como público-alvo os alunos que se destacam nas aulas regulares de Educação Física e que têm interesse em representar a escola em campeonatos externos. Nesse curso os alunos terão a possibilidade de desenvolver técnicas e táticas do futebol, além de obter conhecimentos fisiológicos da preparação física e vivenciar a competição e suas diversidades, tendo em vista a sua formação integral.