Período Integral Bilíngue – Educação Infantil


A ampliação dos tempos, a diferenciação dos agrupamentos e a mediação das experiências pela Língua Inglesa favorecem uma maior abertura para a pluralidade de performances das crianças.
Nosso objetivo é o de aprofundar a investigação de temáticas, a exploração dos espaços de criação e intervenção das crianças, a valorização e o cultivo de sua curiosidade e criatividade.

O Período Integral Bilíngue, nesses ciclos, são experiências de aprendizagem que exploram possibilidades de brincar, investigar e intervir, organizadas nos eixos Language Arts e Nature & Society, abordando temáticas como: água, plantas, animais, corpo e movimento, música e literatura.

As crianças são acompanhadas por um professor-tutor falante da Língua Inglesa, que faz a mediação de projetos de forma interdisciplinar e relacional, possibilitando a interação entre diferentes sujeitos constituídos por uma diversidade de repertórios.


JOGOS TEATRAIS: O trabalho artístico e pedagógico deste curso valoriza o livre pensar, a expressão, a sociabilidade e a autonomia do aluno desta faixa etária, através de jogos dramáticos (brincadeiras), estimulando sua capacidade de comunicação e criatividade, ampliando e diversificando o seu universo infantil, criando assim, novas possibilidades de leitura do mundo e das relações.

JUDÔ – FLAVIO CANTO: A Metodologia Flavio Canto tem como missão explorar todo o potencial formativo da arte marcial, formando faixas pretas dentro e fora do tatame. O ensino da arte marcial se dá pelo método “O CAMINHO”, onde enfatiza-se, para cada fase da aprendizagem, CONSTRUIR, CONQUISTAR e COMPARTILHAR – valores inspirados no Judô e no Bushido (Código do Samurai), como coragem, humildade, disciplina, ippon (excelência), honra e Jita Kyoei (solidariedade). 

INICIAÇÃO ESPORTIVA: A iniciação esportiva tem como objetivo realizar atividades diversificadas, como jogos pré-desportivos e movimentos segmentados, de determinadas habilidades motoras, explorando a criatividade e a livre expressão dos alunos. As experiências motoras vivenciadas no curso contribuirão para o enriquecimento do seu acervo motor, permitindo às crianças que desenvolvam, no future, uma grande variedade de habilidades corporais.

TÊNIS: O tênis durante a iniciação deve ser desenvolvido através de uma forma lúdica e prazerosa, com bolas, raquetes e materiais especiais de acordo com a idade, com os espaços e adaptados à realidade dos estudantes. A aprendizagem desenvolvida com alegria faz a criança se expressar, analisar, criticar e transformar sua realidade. Através da modalidade podemos reforçar a construção do conhecimento e auxiliar nas ampliações das relações sociais.

JOGOS TEATRAIS: O trabalho artístico e pedagógico deste curso valoriza o livre pensar, a expressão, a sociabilidade e a autonomia do aluno desta faixa etária, através de jogos dramáticos (brincadeiras), estimulando sua capacidade de comunicação e criatividade, ampliando e diversificando o seu universo infantil, criando assim, novas possibilidades de leitura do mundo e das relações.

ATELIÊ DE ARTES: Usando os mais diversos materiais e técnicas, o Ateliê de Artes convida as crianças a explorarem sua criatividade, assim como expressar suas emoções por meio das cores, linhas e formas. Nesse espaço lúdico, a criança aprimora suas habilidades e concentração, compartilha suas experiências, descobertas e impressões, e desenvolve suas relações sociais, afetivas e a autoestima, na medida em que se sente livre e confiante para experimentar.

MUSICALIZAÇÃO: A musicalização coloca as crianças em contato com a música através de canções, brincadeiras, danças, explorações corporais e instrumentos musicais. Por meio de um repertório vasto eles poderão experimentar, ritmos, sons, melodias e improvisos, entrando assim em contato com muitos fundamentos musicais importantes.

EXPRESSÃO PELO MOVIMENTO: Durante a oficina de expressão pelo movimento as crianças terão a oportunidade de explorar e descobrir várias maneiras de se comunicar e de se relacionar com o mundo por meio do movimento. Sempre com muita música, relação com os espaços e com o coletivo, as propostas de aula envolvem os elementos que compõe: corpo, espaço e expressividade. Ações corporais como saltar, girar, pausar, expandir, recolher e deslocar serão trabalhadas de maneira lúdica, criativa e sensível utilizando materiais como, por exemplo, bambolê, tecidos e bolas, de acordo com a faixa etária. As aulas serão guiadas pela “Coreologia” que é o estudo do movimento proposto por Rudolf Laban que foi “mestre da arte do movimento.

JOGOS CIRCENSES: Nas oficinas de circo as crianças aprendem de um jeito divertido diferentes movimentos e truques do universo colorido e lúdico do circo!

Com muitos desafios corporais e vivências nas diversas práticas do mundo mágico do circo como: piruetas, cambalhotas, pirâmides, malabarismos com bolas, aros, pratos de equilíbrio, lenços, tecidos aéreos, morcegos, casulos, equilíbrios em pernas de pau e brincadeiras de palhaços, as crianças brincando experimentam, descobrem e desenvolvem diversas qualidades corporais como: alongamento, força, equilíbrio, coordenação motora, disponibilidade, concentração, confiança, cuidado com o seu corpo e o do outro, vivenciam medos e conquistas.

OFICINA DE CERÂMICA: Além do desenvolvimento de um conjunto de habilidades motoras e mentais, a Oficina de Cerâmica dá oportunidade aos pequenos de idealizar e materializar novas ideias a partir da imaginação. Por meio de técnicas de modelagem e queima em forno de alta temperatura, suas criações adquirem beleza e resistência. O trabalho com argila também auxilia na melhoria da capacidade de concentração e criatividade. 

ESPAÇO MAKER: O espaço maker se utiliza da abordagem STEM – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em que são propostos desafios onde cada criança precisa imaginar e compartilhar seus pensamentos, ou seja, elas aprendem a ter prontidão para receber as ideias dos colegas e argumentar sobre suas hipóteses, sugerindo, acrescentando ou, até mesmo, revendo seus pontos de vista. Durante o processo elas aprendem brincando, dando forma às suas ideias, estreita relações sociais, desenvolvem autonomia e organizam suas emoções, elementos essenciais para seu desenvolvimento.