HOME  |  CONTATO  |  LC Online  |  NOTÍCIAS Social Moodle Social Facebook Social Twitter Social Linkedin Social Issuu Social Youtube

 



Indicações Literárias

26/02/2019

A equipe de Língua Portuguesa da Lourenço seleciona, periodicamente, títulos, cuja leitura ampliará e enriquecerá o repertório literário de nossos alunos.

As indicações organizam-se por blocos de séries (desde o Infantil 1, na Educação Infantil, até o 3º ano do Ensino Médio) e, no caso de haver mais de uma indicação por bloco, fica a critério dos alunos e de suas famílias ler um ou mais livros.

Desejamos excelente leitura a todos!

 

INFANTIL 1, 2 e 3

SAKAI, Komako. Lina e o balão. Rio de Janeiro: Zahar, 2017. ISBN: 9788566642575

Ao mesmo tempo singelo e profundo, com ilustrações delicadas e um enredo simples e atemporal, esse é um livro para os bem pequenos. Num passeio, Lina ganha um balão amarelo, que leva para casa amarrado no dedo. Ela não se desgruda do balão, que de brinquedo passa a companheiro de brincadeiras: comidinha, coroas de flores... Mas um vento forte carrega o balão, que fica preso na árvore! Lina fica triste, chora; tinham planos para a hora de dormir, escovarem os dentes juntos. Mas a mamãe promete que no dia seguinte pegará uma escada para alcançar o balão amarelo, e Lina se acalma. E quando olha da cama, pela janela, lá está ele, e se parece com a lua... Komako Sakai, reconhecida autora e ilustradora japonesa, retrata com sensibilidade e doçura uma experiência comum da infância: a descoberta da amizade e suas alegrias, e o sofrimento das crianças quando esse laço é ameaçado. Essa edição é traduzida do japonês pela premiada autora infantojuvenil Lúcia Hiratsuka, autora de Orie, publicado pela Pequena Zahar.

 

ZIGG, Ivan. O elefante caiu. Belo Horizonte: Abacatte, 2016. ISBN: 9788562549915

O livro narra a história de um elefante que cai e não consegue se levantar. Aí inicia o transtorno. Mas, e depois? É claro que ele pede a ajuda de seus amigos e companheiros elefantes que não conseguem nem mudá-lo de lugar. Empurram daqui, puxam dali, estudam uma maneira melhor para movê-lo, até que o mais sábio deles dá o caso por encerrado, todos vão embora e o deixam como estava. O melhor da história fica por conta de um personagem que aparece no final e resolve o problema em meio minuto... Leia e descubra!

 

ZOBOLI, Giovanna. À noite, a caminho de casa. Rio de Janeiro: Zahar. 2017. ISBN: 9788567100098

Pela janela do carro, uma criança olha tudo ao seu redor...

À noite, os lugares por onde passamos todos os dias mudam sem avisar. As luzes e a atmosfera noturna tornam as coisas diferentes.

Pessoas, objetos e animais que ela jamais tinha visto ocupam as ruas e as praças em volta. Quem são? Que horas são? O que fazem? Olha a escola! Falta muito pra chegar?

Parece impossível controlar a vontade de fazer mil perguntas!

 

INFANTIL 4 e 5

JUNQUEIRA, Sonia. O rabo do macaco. São Paulo: Callis, 2014. ISBN: 9788574168449

Um macaco vivia na barbearia cuidando dos pelos e se perfumando. Um dia, o barbeiro, sem querer, cortou a ponta do rabo dele. Foi uma choradeira! Só mesmo um presente conseguiu deixar o macaco feliz de novo, mas aí começou a maior confusão...

Nesta divertida recriação do conto folclórico recolhido por Câmara Cascudo, a acumulação de acontecimentos que terão de ser retomados um a um é algo que chama a atenção do pequeno leitor-ouvinte, pois a criança saberá de memória o que o macaco vai recontar – uma marca dos contos cumulativos, também chamados de “histórias de enrolar e desenrolar”. Por meio da repetição, o jovem leitor acompanhará a trajetória do macaco, formada por ações que se encadeiam e que produzem consequências. Assim, a ponta do rabo perdida é o ponto de partida de uma história engraçada, recheada de situações inusitadas! As cores presentes nas ilustrações e o divertido desenrolar do texto garantem uma história que agradará aos pequenos e que evocará a memória dos maiores, já familiarizados com Cascudo e nosso folclore.

 

BROWN, Peter. Minha professora é um monstro! (Não sou, não). Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015. ISBN:  9788580577563

Beto tem a pior professora do mundo. Ela ruge, bate o pé, e se você fizer aviõezinhos de papel, ela vai deixá-lo sem recreio. Essa professora é um monstro! Por sorte, Beto sempre tem os fins de semana para brincar no parque. Até que um dia.. ele encontra a professora lá!

Ao passar algumas horas junto com ela, Beto vai aprender que as pessoas nem sempre são o que parecem.

Com senso de humor leve e fascinantes ilustrações, Peter Brown explora com sensibilidade um tema universal ao criar um livro que encanta crianças e adultos. 

 

 

1º e 2º ano

ROCHA, Ruth. Palavras, muitas palavras. São Paulo: Salamandra, 2013. ISBN 9788516085612.

No melhor estilo de Ruth Rocha e com as imagens brincalhonas de Raul Fernandes, o livro ´Palavras, muitas palavras´ busca mostrar às crianças que aprender a ler pode ser uma gostosa diversão.

 

BROWNE, Paula. A macaca vai à feira. São Paulo: Callis Editora, 2010. ISBN 9788574164205

A Macaca é uma personagem adorável. Ela é distraída, vaidosa e indecisa. Neste volume, enquanto ela se arruma para sair, o pequeno leitor vai aprendendo a ver as horas. No final, percebe que a Macaca demorou tanto que, quando finalmente ficou pronta, já estava na hora de dormir!

 

 

3º ano

VIVEIROS, Ricardo. Como encontrar uma linda princesa. Ilustrações de Alexandre Rampazzo. São Paulo: Gaivota, 2014. ISBN 9788564816411

Uma terra distante, justos governantes, povo feliz, um mago e uma bruxa em permanente duelo. Tudo como nos contos de fadas… Não, nem tudo. A princesa desse reino é alguém muito especial. Além de muito bonita e inteligente, ela tem uma pinta no rosto que fará toda a diferença na história. Com narração sensível e divertida, Ricardo Viveiros faz refletir sobre a verdadeira beleza de uma pessoa, que vai muito além dos padrões conhecidos e valorizados. Com as mágicas ilustrações de Alexandre Rampazzo, este livro mostra como virtudes são muito mais importantes do que aparências.

O autor Ricardo Viveiros pertence à comunidade da Escola Lourenço Castanho, é pai de alunos da escola.

 

4º e 5º ano

VIVEIROS, Ricardo. O menino que lia nuvens. Ilustrações de Cárcamo. São Paulo: Gaivota, 2014. ISBN 9788564816558.

Aldebaran lia nuvens e gostava também de descobrir palavras em dicionários. E você, já olhou para o céu hoje? E, ainda, você sabe o que significa Aldebaran? Se não sabe, descubra num dicionário! Todos acham Aldebaran quieto e calmo demais, mas talvez seu jeito seja o que o faz tão especial: um menino muito observador, que de tão observador começa a ler nuvens, faz premonições e até descobre muito mais sobre seu passado. Nem tão tímido assim, foi por ser tão observador que Aldebaran foi reconhecido, conquistando desta forma a companhia e o respeito das pessoas ao redor.

O autor Ricardo Viveiros pertence à comunidade da Escola Lourenço Castanho, é pai de alunos da escola.

PRÊMIOS | SELEÇÔES:

Catálogo Bolonha FNLIJ 2015 | Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – Brasil

 

VIVEIROS, Ricardo. O poeta e o passarinho. Ilustrações de Rubens Matuck e prefácio de Ziraldo. São Paulo: Biruta, 2011. ISBN 9788578480868

O poeta e o passarinho tornam-se fortes a partir do momento
em que se encontram. Importantes um para o outro, sonham e
vivem um existir solidário, livre e feliz. Um dia o destino muda
tudo, porque ganhar e perder faz parte da vida. Com belíssimas ilustrações, o livro trata de maneira delicada e instigante sobre esse tema importante e raramente abordado: perdas.

O autor Ricardo Viveiros pertence à comunidade da Escola Lourenço Castanho, é pai de alunos da escola.

PRÊMIOS | SELEÇÔES:

Itaú Criança 2012 – Fundacão Itaú Social

 

 

6º e 7ºano

Poemas com sol e sons. (coletânea) São Paulo: Melhoramentos, 2011.

Esta coletânea reúne poemas de autores de diversos países da América Latina. Com sensibilidade e beleza, possibilita uma nova forma de ver o mundo. Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, México, Nicarágua, Peru, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela estão aqui representados, trazendo o melhor da poesia para o nosso pequeno o leitor iniciante.

 

8º e 9º ano

AQUINO, Marçal. A turma da Rua Quinze. São Paulo: Ática, 2015.

No dia 20 de julho de 1969, três astronautas norte-americanos chegam à Lua. A data também marca a vida da turma da rua Quinze por outro motivo. É nesse dia que Marcão desaparece, e os meninos da rua começam a investigar o mistério. A única pista que eles têm é uma nota de cinco dólares.

O que a chegada de uma menina nova na vizinhança, os desfalques importantes bem dia de jogo decisivo e a descoberta de um morador suspeito com uma cicatriz no rosto têm a ver com o sumiço de Macarrão? Esses acontecimentos vão trazer muita aventura aos últimos dias de férias de Pedro, André, Renato, Tigre e Serginho, que com a ajuda do cachorro Napoleão e de Alípio, um delegado aposentado, vão vivenciar uma história inesquecível.

 

ENSINO MÉDIO

LEMINSKI, Paulo. Toda poesia. São Paulo, Companhia das Letras, 2013.

Paulo Leminski foi corajoso o bastante para se equilibrar entre duas enormes construções que rivalizavam na década de 1970, quando publicava seus primeiros versos: a poesia concreta, de feição mais erudita e superinformada, e a lírica que florescia entre os jovens de vinte e poucos anos da chamada ´geração mimeógrafo´. Ao conciliar a rigidez da construção formal e o mais genuíno coloquialismo, o autor praticou ao longo de sua vida um jogo de gato e rato com leitores e críticos. Sua poesia é capaz de, ainda hoje, emocionar e fazer rir e pensar, ao mesmo tempo em que critica a sociedade por meio de sua fina ironia.

 


 

 

 

Facebook Twitter Linkedin Issuu Youtube