HOME  |  CONTATO  |  LC Online  |  NOTÍCIAS Social Moodle Social Facebook Social Twitter Social Linkedin Social Issuu Social Youtube

 



4ª edição do ICLOC Jovem

29/11/2018

Promovido pelo Instituto Cultural Lourenço Castanho, aconteceu no sábado, 20 de outubro, a 4ª edição do ICLOC Jovem. O evento se realizou nas dependências do Instituto Singularidades, localizado em Pinheiros.

O ICLOC Jovem tem como propósito compartilhar trabalhos que estão sendo realizados pelos alunos nas escolas públicas e privadas com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da educação e promover o protagonismo dos alunos. 

O evento, que se iniciou às 8h e terminou às 17h, foi dividido em quatro horários. No total, 60 escolas participaram do evento, com mais de 260 trabalhos e 750 estudantes participantes. 

Segundo Cláudia Lanoni, coordenadora do Instituto Singularidades, o evento trata também de problemas que acontecem no mundo. “Eu espero que o ICLOC contribua para o protagonismo juvenil e para a pesquisa. O objetivo do ICLOC também é aproximar a faculdade da escola básica”, afirmou a coordenadora.

Em cada sala, havia em torno de quatro ou cinco trabalhos para serem apresentados. Os alunos tiveram 20 minutos para apresentar, e, no final, foi realizada uma roda de conversa para que o público e os colegas de outras escolas tirassem dúvidas e conversassem sobre o processo do trabalho.

A mediadora e professora do Instituto Singularidades, Ivaneide Dantas, comentou que sempre fica bastante emocionada com o ICLOC, porque ela acredita que o protagonismo juvenil tem papel fundamental para o desenvolvimento do país.

A Escola Lourenço Castanho apresentou três trabalhos: “Prevalência social nas mulheres em tratamento mastológico no Sistema Único de Saúde na cidade de São Paulo”; “Obesidade na adolescência: responsável por problemas ou resultado deles?” e “Batman como uma Tópica Moral no filme Batman: O Cavaleiro das Trevas”.

O trabalho apresentado no quarto horário, “Obesidade na adolescência: responsável por problemas ou resultado deles?”, pelos alunos Davi Arruda, Rafaela Servidone e Tatiane Doni surgiu do interesse do grupo em estudar algo que estivesse relacionado à saúde.

A professora orientadora, Soraia Namora, compartilhou que, desde o ano passado, o tema foi sendo aperfeiçoado e que, no final, resolveram falar sobre os adolescentes da Lourenço Castanho. O grupo realizou questionários com os alunos da Escola e se surpreenderam com o resultado da pesquisa, que diz que a maioria dos adolescentes estão satisfeitos com o seu corpo.

“A gente fez o trabalho também para as pessoas se instruírem e saberem que caminho tomar quando se trata desse assunto. O trabalho também agregou nas nossas vidas, porque nós não sabíamos nada do tema e, conforme fomos estudando, acabamos sabendo mais coisas a respeito da obesidade”, afirma o aluno Davi Arruda, da 2ª série A.

Após as apresentações do quarto horário, na roda de conversa, um professor que estava presente comentou sobre o congresso. “O ICLOC moldar esse esquema de agrupar todos os trabalhos na mesma sala é muito legal, porque os trabalhos acabam completando uns aos outros”.

 


 

 

 

Facebook Twitter Linkedin Issuu Youtube