HOME  |  CONTATO  |  LC Online  |  NOTÍCIAS Social Moodle Social Facebook Social Twitter Social Linkedin Social Issuu Social Youtube

 



Infantil 4 participa de vivência artística

27/11/2018

Promovido pelo Núcleo de Projetos Sociais da Lourenço Castanho (NUPS), as turmas do Infantil 4 participaram de uma vivência artística com os alunos do Instituto Olga Kos, atividade que proporcionou um momento de integração e arte entre os alunos, professores e coordenadores.

Fundado em 2007, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural é uma associação sem fins econômicos, que desenvolve projetos artísticos e esportivos para atender, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual. 

Esse é o segundo encontro, realizado na Educação Infantil, com o Olga Kos. “No primeiro semestre, as turmas do Infantil 4 tiveram uma aula de Karatê. Agora, o Instituto volta com outros alunos para realizar atividades de pintura”, explica o coordenador do NUPS, Stefano Bigotti. O propósito é aproximar a turma da Lourenço com a da Olga Kos. “Temos como ideia apresentar o Instituto, o que eles fazem e integrar os alunos por meio da arte”, o coordenador destaca.

A professora de Artes Visuais, Leila Monteiro, preparou os alunos para o momento do encontro. “Disse para eles que um grupo de adolescentes e professoras do Olga Kos que trabalham com Arte viriam à Escola para mostrar para eles outros jeitos de fazer pintura, e que eles iriam ensinar a pintar uma tela como se fossem artistas”, explica Leila. A professora enfatiza a importância de as crianças aprenderem com outros profissionais. “Acho muito importante que eles escutem e vejam outros professores de arte para também estabelecer uma relação do que fazemos aqui no Ateliê e como pode acontecer com outras pessoas”, diz.

O primeiro momento desse encontro serviu para a apresentação e descontração dos alunos. Eles se reuniram em roda, disseram seus nomes e, em seguida, fizeram uma brincadeira com um tecido e uma bola, em que todos deveriam segurar para que a bola não caísse.

Logo depois, começou a atividade de pintura. Cada aluno recebeu uma tela, tintas e usou a imaginação para pintar. Enquanto os alunos da Lourenço pintavam suas telas, os alunos do Olga Kos, em trios, pintavam outras duas.

O diferencial desse momento foi a técnica de pintura com barbantes que as artistas plásticas trouxeram para os alunos. “As obras do artista plástico Ermelindo Nardin possuem muitos traços com linhas retas, e uma das técnicas utilizadas é essa do barbante”, explica Deborah Hathner, artista plástica do Olga Kos. Ela também destaca o resultado do trabalho dos alunos. “As crianças utilizaram bastante as cores. Os trabalhos ficaram incríveis, melhor do que imaginávamos”, diz.

As alunas do Instituto contam sobre a vivência com os alunos da Lourenço. “É a minha primeira vez aqui. Gostei muito de ver as crianças pintando as telas e interagindo com a gente. Foi muito legal!”, destaca Mônica Rocha. “Nós nos divertimos muito, ensinando as crianças a pintarem as telas. Fizemos muitas coisas, até uma aquarela”, complementa Beatriz Tiemi. “Eu já vim aqui e é sempre muito bom. Gosto muito das crianças e dos professores que fazem com amor as atividades”, comenta Tamires Souza.

Após as atividades, houve um lanche coletivo entre os alunos da Lourenço e os do Olga Koss.

 


 

 

 

Facebook Twitter Linkedin Issuu Youtube