HOME  |  CONTATO  |  LC Online  |  NOTÍCIAS Social Moodle Social Facebook Social Twitter Social Linkedin Social Issuu Social Youtube

 



Alunos de comunidade quilombola visitam São Paulo

14/11/2017

Após arrecadarem recursos para trazer para São Paulo os alunos da Escola Estadual Maria Antônia Chules Princesa, que atende a comunidade quilombola do município de Eldorado, os alunos do 8º ano mostraram a cidade e realizaram um estudo de campo com seus colegas do Vale do Ribeira. Em agosto nossos estudantes visitaram Eldorado e conheceram o dia a dia dos habitantes da região. Agora foi nossa vez de retribuir, e apresentar um pouco da cidade de São Paulo para os alunos da Chules.

Os 29 alunos e 5 professores da Chules Princesa chegaram na unidade do Ensino Fundamental II, no dia 9 de novembro, e foram recebidos pelos alunos e professores. Todos almoçaram e conheceram a unidade para, em seguida, irem ao Parque do Ibirapuera. Realizaram uma visita monitorada no Museu Afro Brasil, e relembraram assuntos que já foram estudados em sala de aula, além de conhecerem o acervo do Museu.

Em seguida, realizaram um piquenique no Parque, e puderam interagir por meio de brincadeiras e jogos, como futebol, vôlei, cartas, músicas e conversas. Todos retornaram para a unidade do Ensino Fundamental II. Os alunos e professores da Chules se dirigiram ao Hostel onde ficaram hospedados.

A aluna da Escola Chules Princesa, Ellen Rodrigues dos Santos, que já conhecia a cidade, conta sobre o primeiro dia em São Paulo: “A rotina daqui é bem diferente da minha. Aqui é tudo muito rápido, tem muito prédio e trânsito também. É legal conhecer o Parque porque a gente nunca imagina que exista um lugar com árvores em São Paulo”, afirma Ellen.

No dia seguinte, os alunos da Lourenço e da Chules se encontraram na Praça Charles Miller, onde experimentaram o famoso "Pastel da Maria", na tradicional feira que ocorre no estacionamento do Estádio do Pacaembu. Em seguida os alunos se reuniram em roda, e a professora de história Kadine Teixeira realizou um momento de integração e organizou os alunos em grupos, para que pudessem compartilhar experiências da vivência. Eles conversaram, realizaram brincadeiras e esperaram ansiosos para o momento seguinte.

No Museu do Futebol, localizado no Estádio Municipal do Pacaembu, os alunos seguiram em grupos diferentes com monitores do museu e seus professores, para conhecerem a história do futebol. Lá, eles foram questionados sobre o que sabiam e quais os times torciam.

Com 20 salas de exposição, muitas delas interativas, os alunos viram diversos momentos importantes do futebol, como: gols que foram marcantes; a participação do Brasil nas copas; notícias ou fatos marcantes que aconteceram no mundo; características de times e personalidades que foram importantes na história do futebol. Além disso, também puderam jogar futebol por meio de uma projeção interativa e cada um teve a oportunidade de um chute em um gol projetado com goleiro.

A turma ainda pode ir até um dos setores do Estádio e o viram de perto. Para recordar o momento, todos se reuniram para um registro fotográfico.

Após o almoço, todos caminharam pelo centro da cidade e tiveram a oportunidade de entrar no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. O aluno Leandro de Almeida, da Escola Chules Princesa, afirmou ter gostado muito do Tribunal e do Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera.

A próxima parada aconteceu na Catedral da Sé, e em frente entenderam o funcionamento do Marco Zero. As professoras pediram aos alunos que ao entrar na Catedral, observassem as luzes, os vitrais, os desenhos e quais sensações sentiram nesse lugar, além de terem analisado sua arquitetura.

Seguindo ainda pelo centro de São Paulo, os alunos conheceram o local onde foi fundada a cidade, no Pátio do Colégio. Tiveram a permissão de entrar e observar a paisagem por onde percorria os rios Tamanduateí e Anhangabaú.

Ao chegarem na estação de metrô República, as professoras contaram a história de Oswald de Andrade, e mostraram as obras ali expostas. Finalmente andaram pela linha amarela do metrô e se dirigiram até a estação Paulista. Esse foi um dos momentos mais esperados pelos alunos, já que muitos nunca haviam andado nesse modal de transporte público. 

Passearam pela Avenida Paulista e encerraram o segundo dia de atividades no Shopping Center 3, onde assistiram o filme Thor: Ragnarok, com direito a pipoca e refrigerante para acompanhar.

No terceiro e último dia da visita, os alunos acordaram cedo para conhecer o Aquário de São Paulo e em seguida almoçaram no restaurante Zumba, no Itaim Bibi. O aluno da Lourenço Castanho, Téo Loyelo Tognotti, do 8º ano B conta sobre integração entre as escolas: “Eu achei legal eles poderem conhecer o nosso modo de vida aqui na capital. É importante porque nós conhecemos diferentes pontos de vistas, de cultura e tudo mais.”

O Projeto Integrador do 8º ano da Lourenço apresenta, como pergunta problema, “Como conhecer o outro transforma o modo de me relacionar com o mundo?”. Com certeza essa enriquecedora atividade contribuiu para que os alunos, da Chules e da Lourenço, elaborem suas respostas com propriedade.

 


 

 

 

Facebook Twitter Linkedin Issuu Youtube