HOME  |  CONTATO  |  LC Online  |  NOTÍCIAS Social Moodle Social Facebook Social Twitter Social Linkedin Social Issuu Social Youtube

 



Educação Infantil recebe alunos do Instituto Olga Kos

12/09/2017

Durante a aula de Artes Visuais, as crianças do Infantil 5 receberam alguns alunos do Instituto Olga Kos (IOK) para a realização de atividades de pintura e um momento de integração entre os participantes. A ação foi realizada em parceria com o Núcleo de Projetos Sociais (NUPS) da Lourenço Castanho.

O Instituto Olga Kos desenvolve projetos de incentivo à arte e ao esporte para crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual ou com vulnerabilidade social. A visita dos alunos do IOK à Escola proporcionou um momento de integração por meio da arte e da pintura. “O contato com a diversidade é muito importante, principalmente em uma época de desenvolvimento como essa das crianças do Infantil. A falta do contato cria um isolamento e uma intolerância. Então, ter o contato é extremamente importante”, explica a artista plástica, Dariane Morais.

Antes das atividades propostas, a professora de Artes Visuais, Leila Monteiro, conversou com as turmas. “Expliquei para as crianças que iríamos receber adolescentes que já trabalham com arte, e que eles iriam ter a oportunidade de realizar uma atividade em conjunto e que, também, poderiam receber orientações dadas pelos alunos do Instituto”, explica.

Sobre a oficina, a artista destaca: “Podem pensar que é muito diferente realizar uma oficina para alguém que tem deficiência, mas não é. Esse momento, aqui na Escola, possibilita uma aprendizagem maior, aprendendo cada um no seu tempo. Isso é interessante para todos, porque quanto mais cedo começar, mais cedo criamos um mundo mais inteligente”.

Dariane, em parceria com a artista plástica Camila Porto, separou temas para cada turma realizar na oficina: Paisagem, Espaços e Planetas, Monstros e Abstrato. Cada criança recebeu uma tela pequena para pintar e ainda pôde colaborar com a pintura de duas telas grandes que estavam sendo desenvolvidas pelos alunos do Instituto.

Algumas turmas, conforme a proposta, também puderam utilizar materiais como: fita crepe, esponja e espátulas.

No intervalo, todos os participantes da IOK e da Lourenço Castanho se reuniram em classe para a realização de um lanche.

Realizada essa primeira atividade, as crianças, em momento próximo, irão, junto com os pais, terminar as pinturas feitas na tela. Todas as obras serão expostas na Mostra Cultural que acontecerá no dia 2 de dezembro.

 


 

 

 

Facebook Twitter Linkedin Issuu Youtube