HOME  |  CONTATO  |  LC Online  |  NOTÍCIAS Social Moodle Social Facebook Social Twitter Social Linkedin Social Issuu Social Youtube

 



Educação Infantil participa de vivência com aves

10/09/2017

Como parte do Projeto de Classe cujo tema é o estudo das aves, a turma do Infantil 2F recebeu o biólogo e educador ambiental, Felipe Macedo.

A ideia do Projeto, que é construído com as crianças, iniciou-se com o interesse delas ao verem pássaros na Escola. “Diante do interesse das crianças a professora encontra uma oportunidade para ampliar seus conhecimentos, por meio de uma temática que as mobiliza. Dessa forma, mesmo bem pequenas, as crianças se percebem como agentes do processo, e não meros espectadores. Assim, o desenvolvimento do Projeto se inicia com os conhecimentos prévios, que vão sendo ampliados. À medida que a professora apresenta conteúdos, as crianças fazem suas observações e as exploram por meio de diferentes linguagens”, explica a coordenadora pedagógica, Vivian Alboz.

O Projeto do Infantil 2F teve início quando a professora Carolini Siqueira observou o interesse dos alunos pelos pássaros que sobrevoam a sala de aula, que fica localizada perto de algumas árvores. “No momento do lanche, um bem-te-vi sempre vinha pegar o lanche das crianças. Então, nós começamos a fazer uma mesa com lanches para os passarinhos”, conta a professora titular Carolini. Com isso, surgiu a pergunta: “Qual a alimentação do bem-te-vi?”. A turma começou as pesquisas para obter essa resposta. Com o intuito de alimentar os pássaros com comida adequada a eles, conforme obtiveram resposta na pesquisa que desenvolveram, o grupo também chegou a construir um comedouro.

Para ampliar o conhecimento das crianças sobre a temática, o livro “Abecedário de Aves Brasileiras”, do Ilustrador Geraldo Valério, foi apresentado à elas para escolherem alguns tipos de aves para estudo. “Apesar de o livro apresentar apenas aves brasileiras, nós não nos limitamos só às do Brasil. Trouxemos diversos tipos para apresentar a turma, e eles foram selecionando conforme foi despertando o interesse neles”, explica Carolini.

Atividades artísticas com colagens e algumas vivências também foram realizadas. “Eles entraram na sala, com os sons de natureza, de pássaros e muitas penas no chão, e, conforme eles iam andando, iam sentindo-as. Então, a experiência para trabalhar os sentidos foi mais corporal, que é uma das formas de conhecer das crianças”, disse a professora.

Apesar de a Escola receber visitas de pássaros em suas árvores como, por exemplo, o bem-te-vi e o sabiá, que as crianças podem observar, havia ainda a possibilidade de ampliar esse contato, por meio do contato direto com as aves. “Nós sempre torcemos para aparecer novas aves. Uma vez, até apareceu um pica-pau, mas não é sempre que isso acontece. Então, para dar continuidade ao Projeto, pensamos em trazer o Felipe”, comenta Caroline.

O biólogo educador, Felipe, trouxe para as crianças um ninho de passarinho e um ovo de Avestruz para demonstrar a fase inicial, do nascimento das aves. Além disso, ele também trouxe o papagaio-do-peito-roxo e o Lóris Australiano. Embora o foco do Projeto sejam as aves, o biólogo apresentou um outro animal que nasce de ovo, um Jacaré anão. “Provavelmente a experiência com o Jacaré será algo que marcará as crianças, que elas não esquecerão, já que puderam ver de perto e tocar em um animal selvagem, perceber como ele é gelado, que possui um outro tipo de cobertura”, explica a coordenadora Vivian. “Por conta disso, talvez o Projeto ganhe novos estudos”, complementa a professora.

 


 

 

 

Facebook Twitter Linkedin Issuu Youtube