HOME  |  CONTATO  |  LC Online  |  NOTÍCIAS Social Moodle Social Facebook Social Twitter Social Linkedin Social Issuu Social Youtube

 



Professoras participam de curso oferecido pelo NIDP

04/09/2017

Nos dias 14 e 21 de agosto, foi oferecido pelo Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Profissional Lourenço Castanho (NIDP) o curso “Onde estão as atividades de Artes Visuais no planejamento dos cantos?”, apresentado por Leila Monteiro, professora de Artes Visuais da Educação Infantil. 

Mais de 15 professoras participaram do curso, ampliando seu repertório para o desenvolvimento de propostas de Artes Visuais aos alunos nas atividades de cantos da Educação Infantil.

Mas o que são os planejamentos de cantos? Segundo Leila, os cantos são modalidades de organização do espaço e do trabalho que oferecem várias possibilidades de materiais e atividades ao mesmo tempo, de modo que as crianças possam escolher onde estar, com quem e o que fazer. São momentos que os alunos têm na rotina do dia com o propósito de trabalharem com autonomia e direito de escolha.

Os professores desenvolvem seus planejamentos de cantos com base em cinco temas: jogos, faz-de-conta, materiais não estruturados, leitura e Artes Visuais.

No primeiro dia do curso, Leila fez uma introdução para resgatar a ideia dos cantos nas salas de aula e os materiais utilizados nessa prática, além de levantar questões relacionadas ao objetivo dessa atividade. Leila também fez uma dinâmica com as professoras, em que puderam vivenciar essas atividades como se fossem os próprios alunos. No final do primeiro dia de curso, foi realizado um sorteio com temas e alguns tipos de materiais artísticos que as professoras deveriam pensar e criar como forma de atividade de canto para um outro encontro.

No segundo encontro, que aconteceu no dia 21 de agosto, as professoras apresentaram suas novas ideias de cantos de Artes Visuais para outras professoras que participantes do curso. Por meio dessa prática, foi possível identificar materiais interessantes para esses espaços, além de terem sido observados métodos a serem aperfeiçoados nessas atividades com os alunos. “A Escola propõe os cursos pensando na formação do professor, acreditando ser fundamental a reflexão para um planejamento de qualidade. Quando oferecemos a possibilidade de olhar para a área de Artes Visuais, de conhecer propostas diferentes e de ampliar o repertório de artistas que podemos apresentar para as crianças, nós só temos a ganhar no planejamento das aulas e nas atividades que os professores levam para os alunos”, afirma Leila.

 


 

 

 

Facebook Twitter Linkedin Issuu Youtube