HOME  |  CONTATO  |  LC Online  |  NOTÍCIAS Social Moodle Social Facebook Social Twitter Social Linkedin Social Issuu Social Youtube

 



Infantil 3 conhece obras do artista Gustavo Rosa

31/08/2017

As turmas do Infantil 3 foram até o Instituto Gustavo Rosa (IGR) para conhecerem o espaço, a história do artista plástico e as obras produzidas por ele, a fim de ampliar o repertório de expressões artísticas.

Foi mostrado um vídeo para que as crianças conhecessem um pouco o Gustavo Rosa e também como é o Instituto. “Colocamos o vídeo, que está disponível no site do IGR, e também uma reportagem que fala das inspirações do artista e do espaço, para eles se familiarizarem”, explica a professora do Infantil 3B, Juliana Groppo. Atividades de observações com as obras também foram realizadas. “O Gustavo explicava que se inspirava bastante ao sair para a rua, que gostava de pintar o que via quando saía de casa, então, as crianças também fizeram desenho das coisas que elas costumam observar quanto estão na rua”, diz Juliana.

Criado em 2016, o Instituto tem como objetivo apresentar, descobrir e preservar as obras do artista Gustavo Rosa, que teve, em sua carreira, pinturas já expostas em diversas cidades do mundo como: Tóquio, Los Angeles, Lisboa, entre outras, tornando-se um dos mais importantes quando se fala em arte. O diretor-presidente do IGR, Roberto Rosa, desenvolveu ações educativas e artísticas com a obra do irmão. “Dentre os projetos que estamos desenvolvendo, um é o ‘Pintando Bem na Escola’, no qual as instituições trazem seus alunos para conhecerem todos os detalhes das obras, os motivos que levaram o artista a pintar e a maneira que o fez”, explica Roberto.

Ao chegarem no Instituto, as crianças foram recebidas pela monitora, Amarilis Fiorini, que apresentou o espaço e foi compartilhando as histórias e maneiras que levaram o Gustavo a produzir as obras expostas no IGR. Pinturas como: “Fundo preto mesa marrom”; “Correndo praia calção amarelo cabelo vermelho”; “Frutas caixa com tomates um preto”, entre outras, foram mostradas.

Posteriormente, em sala de aula, as turmas irão conversar sobre o que foi visto no Instituto. “Iremos produzir um texto coletivo (eu serei a escriba) sobre o que viram, sobre o que mais lhe interessaram na visita e também faremos um desenho de interferência. Separei partes de três diferentes obras do Gustavo, para que eles possam ir completando com os desenhos”, explica Juliana.

 


 

 

 

Facebook Twitter Linkedin Issuu Youtube